CULTURA
Nova tomada do Aruanda
Após pausa de uma ano 'Fest Aruanda' acontece nos dias 13 e 19 de dezembro; Lázaro Ramos e Thaís Oliveira participarão do evento.
Publicado em 30/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:26
“Garra” e “disposição”. É com essa motivação que Lúcio Vilar, coordenador-geral do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, pretende compensar o intervalo de um ano sem realizar o evento em João Pessoa.
A 8ª edição, marcada para o período entre os dias 13 e 19 de dezembro, vem com novidades: pela primeira vez em 6 anos, o festival muda de lugar. Sai do Hotel Tambaú e passa a ocorrer no CinEspaço Mag Shopping. Entre os convidados que Lúcio Vilar confirmou, em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA, estão os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo.
“A mudança do local irá proporcionar uma experiência diferenciada”, admite Lúcio Vilar, que enfatiza: apesar da alteração na dinâmica de acesso, todas as exibições da programação serão gratuitas.
“Vai haver um maior rigor no horário e os espectadores terão que retirar os ingressos na bilheteria, mas a entrada continua franca. É uma das coisas que eu me recuso a modificar. A gratuidade e a data do Aruanda, que já tem cara de dezembro.”
Além de Lázaro Ramos, que vem acompanhado da esposa Taís para a sessão especial de encerramento, no dia 19, quando será exibido O Grande Kilapy (Brasil, 2012), outra presença garantida é a do cineasta Silvio Tendler, que abre a mostra que tem como foco no tema 'a ditadura pelo olhar do cinema brasileiro', no dia 13, com Giap - Memórias Centenárias da Resistência (Brasil, 2011).
As demais atrações serão confirmadas em coletiva à imprensa, na próxima segunda-feira, quando serão exibidos traillers dos filmes selecionados na presença de autoridades como o prefeito Luciano Cartaxo (a Prefeitura Municipal de João Pessoa é, segundo Lúcio, a principal chancela do Aruanda este ano).
SOTAQUE PARAIBANO
“A vinda de Lázaro Ramos ao Fest Aruanda é um fato que enobrece a programação, por sua importância como ator e também como apresentador do programa Espelho, do Canal Brasil”, afirma o coordenador geral. O baiano receberá o Troféu Aruanda pelo conjunto da obra.
“Por outro lado, ele é o protagonista de uma obra que será lançada em avant première, em João Pessoa, cidade que foi locação do filme O Grande Kilapy. Não tenho a menor dúvida de que Lázaro e os atores locais, no palco, na apresentação do filme, será uma celebração belíssima do cinema brasileiro com sotaque paraibano.”
O longa-metragem dirigido pelo angolano Zezé Gamboa (O Herói) tem no elenco, entre outros atores nordestinos, o paraibano Buda Lira e a atriz Hermila Guedes. Hermila é um dos nomes cogitados para a abertura, mas ainda não confirmou sua visita em razão da agenda.
Será uma das primeiras exibições públicas de O Grande Kilapy. O filme rodado na capital já foi visto anteriormente em mostras como o Festival do Rio 2013, em setembro, e a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro.
“É a retomada do Fest Aruanda que deixou de ser realizado ano passado, e por isso mesmo com mais garra e disposição para oferecer o que há de mais novo e relevante da produção cinematográfica em 2013. Todos os filmes da grade principal do festival são inéditos no mercado brasileiro (só serão lançados no próximo ano)”, informa.
A expectativa de Lúcio Vilar é que, este ano, o Aruanda continue sendo um grande encontro de cinéfilos, agora com endereço novo.
“É possível que surjam críticas, pelo fato de o festival mudar-se para um shopping, mas não vejo problema algum, na medida em que a programação será digna e a curadoria à altura”, pondera. “Me identifico muito com aquele ambiente do hall do CinEspaço, que reúne todas as condições para abrigar um grande evento. Adhemar Oliveira (proprietário da rede) não é apenas empresário, mas cinéfilo e ex-cineclubista. Os lançamentos literários e de DVDs serão realizados com aquela vista privilegiada do mar de Manaíra. Um colírio a mais que o festival vai oferecer além dos filmes e vídeos”.
Comentários