icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Nova tomada do Aruanda

Após pausa de uma ano 'Fest Aruanda' acontece nos dias 13 e 19 de dezembro; Lázaro Ramos e Thaís Oliveira participarão do evento.

Publicado em 30/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:26

“Garra” e “disposição”. É com essa motivação que Lúcio Vilar, coordenador-geral do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, pretende compensar o intervalo de um ano sem realizar o evento em João Pessoa.

A 8ª edição, marcada para o período entre os dias 13 e 19 de dezembro, vem com novidades: pela primeira vez em 6 anos, o festival muda de lugar. Sai do Hotel Tambaú e passa a ocorrer no CinEspaço Mag Shopping. Entre os convidados que Lúcio Vilar confirmou, em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA, estão os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo.

“A mudança do local irá proporcionar uma experiência diferenciada”, admite Lúcio Vilar, que enfatiza: apesar da alteração na dinâmica de acesso, todas as exibições da programação serão gratuitas.

“Vai haver um maior rigor no horário e os espectadores terão que retirar os ingressos na bilheteria, mas a entrada continua franca. É uma das coisas que eu me recuso a modificar. A gratuidade e a data do Aruanda, que já tem cara de dezembro.”

Além de Lázaro Ramos, que vem acompanhado da esposa Taís para a sessão especial de encerramento, no dia 19, quando será exibido O Grande Kilapy (Brasil, 2012), outra presença garantida é a do cineasta Silvio Tendler, que abre a mostra que tem como foco no tema 'a ditadura pelo olhar do cinema brasileiro', no dia 13, com Giap - Memórias Centenárias da Resistência (Brasil, 2011).

As demais atrações serão confirmadas em coletiva à imprensa, na próxima segunda-feira, quando serão exibidos traillers dos filmes selecionados na presença de autoridades como o prefeito Luciano Cartaxo (a Prefeitura Municipal de João Pessoa é, segundo Lúcio, a principal chancela do Aruanda este ano).

SOTAQUE PARAIBANO

“A vinda de Lázaro Ramos ao Fest Aruanda é um fato que enobrece a programação, por sua importância como ator e também como apresentador do programa Espelho, do Canal Brasil”, afirma o coordenador geral. O baiano receberá o Troféu Aruanda pelo conjunto da obra.

“Por outro lado, ele é o protagonista de uma obra que será lançada em avant première, em João Pessoa, cidade que foi locação do filme O Grande Kilapy. Não tenho a menor dúvida de que Lázaro e os atores locais, no palco, na apresentação do filme, será uma celebração belíssima do cinema brasileiro com sotaque paraibano.”

O longa-metragem dirigido pelo angolano Zezé Gamboa (O Herói) tem no elenco, entre outros atores nordestinos, o paraibano Buda Lira e a atriz Hermila Guedes. Hermila é um dos nomes cogitados para a abertura, mas ainda não confirmou sua visita em razão da agenda.

Será uma das primeiras exibições públicas de O Grande Kilapy. O filme rodado na capital já foi visto anteriormente em mostras como o Festival do Rio 2013, em setembro, e a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro.

“É a retomada do Fest Aruanda que deixou de ser realizado ano passado, e por isso mesmo com mais garra e disposição para oferecer o que há de mais novo e relevante da produção cinematográfica em 2013. Todos os filmes da grade principal do festival são inéditos no mercado brasileiro (só serão lançados no próximo ano)”, informa.

A expectativa de Lúcio Vilar é que, este ano, o Aruanda continue sendo um grande encontro de cinéfilos, agora com endereço novo.

“É possível que surjam críticas, pelo fato de o festival mudar-se para um shopping, mas não vejo problema algum, na medida em que a programação será digna e a curadoria à altura”, pondera. “Me identifico muito com aquele ambiente do hall do CinEspaço, que reúne todas as condições para abrigar um grande evento. Adhemar Oliveira (proprietário da rede) não é apenas empresário, mas cinéfilo e ex-cineclubista. Os lançamentos literários e de DVDs serão realizados com aquela vista privilegiada do mar de Manaíra. Um colírio a mais que o festival vai oferecer além dos filmes e vídeos”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp