CULTURA
Novas garras para fora
Australiano Hugh Jackman volta ao cinema pela sexta vez na pele do mutante Wolverine, cujo novo filme estreia nessa sexta-feira (16) nos cinemas.
Publicado em 26/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:36
O mutante baixinho e invocado mais famoso dos X-Men está de volta às telonas com o lançamento de Wolverine - Imortal (The Wolverine, EUA, 2013), que estreia nos cinemas paraibanos a partir de hoje.
O australiano Hugh Jackman (medindo quase 1,90m de altura) encarna o herói também chamado de Logan pela sexta vez. O protagonista passou por três filmes dos X-Men (2000, 2003 e 2006), teve um filme solo com X-Men Origens: Wolverine (2009) e fez uma breve aparição em X-Men: Primeira Classe (2011), que conta a gênese do grupo.
Wolverine - Imortal prepara o terreno para a volta da equipe na próxima adaptação, X-Men - Dias de um Futuro Esquecido, baseado em uma clássica HQ dos anos 1980 sobre um destino sombrio para a perseguida raça mutante. O projeto marca também a volta do cineasta Bryan Singer (diretor dos dois primeiros X-Men).
Segundo o próprio Jackman em entrevista ao Comic Book Movie, uma cena pós-créditos de Wolverine - Imortal vai ligar ao Dias de um Futuro Esquecido, que tem previsão de estreia para maio de 2014.
O novo longa solo do herói é dirigido por James Mangold (Os Indomáveis, Identidade e a comédia com Jackman Kate & Leopold). O roteiro é baseado na HQ Eu, Wolverine, saga de Chris Claremont e Frank Miller. Teve base no texto do oscarizado Chris McQuarrie (Os Suspeitos) e foi reescrito por Mark Bombac (Duro de Matar 4.0).
Wolverine agora se encontra em pleno luto pela morte da colega e sua paixão não correspondida, a telepata Jean Grey (Famke Janssen).
Atormentado pela sua condição e lapsos de memória, Logan encontra uma jovem asiática chamada Mariko Yashida (a estreante Tao Okamoto). Ela pede que ele a siga até o Japão, onde o mutante deve reencontrar alguém que ele conheceu e salvou durante a Segunda Guerra (lembrando que o ‘fator de cura’ de Wolverine – além de instantaneamente recuperar seus ferimentos – também retarda seu envelhecimento).
O homem (interpretado por Hal Yamanouchi, de Heróis), em seu leito de morte, oferece um presente a Logan por tê-lo salvado.
Por consequência, Wolverine terá que usar suas garras e fúria contra a organização criminosa de ninjas Tentáculo e vilões como a Víbora (a russa Svetlana Khodchenkova, de O Espião que Sabia Demais) e o Samurai de Prata (Will Yun Lee, de Elektra).
'DOSSIÊ JANGO ESTREIA EM JOÃO PESSOA'
Entra em cartaz a partir de hoje, no CinEspaço, em João Pessoa, em sessões diárias às 21h40, o documentário Dossiê Jango (Brasil, 2012).
Dirigido por Paulo Henrique Fontenelle (Loki, Arnaldo Baptista), o filme mostra a trajetória do político João Goulart, que havia sido eleito democraticamente presidente do Brasil, mas foi expulso do cargo após o golpe de Estado em 1º de abril de 1964.
O ponto central do documentário é a vida do ex-presidente após o golpe. Exilado na Argentina, Jango morreu em 1976. As circunstâncias de sua morte não foram bem explicadas até hoje: seu corpo foi enterrado imediatamente após o óbito, aumentando as suspeitas de um assassinato premeditado.
Comentários