icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Novo tom digital de Jobim

Nova versão do portal Tom Jobim será lançado no dia em que o cantor e compositor carioca completaria 86 anos.

Publicado em 24/01/2013 às 6:00

A partir de amanhã, os internautas poderão acessar o portal Tom Jobim totalmente remodelado, com layout, conteúdo e ferramentas repaginadas.

No dia em que o maestro e compositor carioca completaria 86 anos, a nova versão do site foi desenvolvida também para ter acesso através dos formatos iPad e android.

A grande novidade do portal dedicado a um dos criadores da bossa nova é uma área especial chamada Hotsite Tom Jobim, que possibilita uma navegação diferenciada e dinâmica da visualização do acervo. A navegação é estruturada por dois possíveis caminhos: através da obra ou da linha do tempo da trajetória do maestro.

Acessando o link ‘obra’, o internauta navegará pelas músicas de Tom Jobim, que podem ser visualizadas através dos álbuns, dos anos ou por ordem alfabética. É possível ouvir as músicas, saber em quais álbuns elas foram gravadas, além de numerar curiosidades sobre as canções visualizadas.

Já na opção ‘linha do tempo’, o usuário tem uma visão linear da vida e obra do maestro, sendo possível ter acesso a fotos, documentos, áudios, vídeos e álbuns. Também estarão disponíveis textos sobre os momentos marcantes de sua vida e as frases de sua autoria.

OUTROS ACERVOS

Idealizado pelo Instituto Antonio Carlos Jobim, o acervo do site conta com 9.435 itens arquivados do homenageado.

O portal também hospeda a obra de grandes artistas brasileiros, como Dorival Caymmi (4.311 itens arquivados), Chico Buarque (5.901 itens), Gilberto Gil (17.674 itens), Paulo Moura, Milton Nascimento (os dois últimos em processo de catalogação), e ainda os projetos do arquiteto Lúcio Costa (com 3.977 itens arquivados).
Todos os patrimônios estão estruturados e arquivados através do sistema DSpace, programa de código aberto desenvolvido para a catalogação e preservação digital.

Através do portal do instituto, o internauta poderá navegar por novas áreas, antes restrita aos próprios acervos digitais, apresentando o órgão, os projetos realizados, área de imprensa e agenda do Espaço Tom Jobim, que compreende o Teatro Tom Jobim, o Galpão das Artes e a Casa do Acervo (que abriga o acervo pessoal físico e digital do maestro no Rio de Janeiro).

O projeto foi desenvolvido com o patrocínio da Petrobras, a partir da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp