CULTURA
Nude: cor surpreende e veste as mulheres da cabeça aos pés
Nas passarelas, nas revistas de moda e nas vitrines não se fala em outra coisa. A tendência nude caiu no gosto da mulherada, seja nas roupas, acessórios, bijuterias e até nos óculos.
Publicado em 06/09/2009 às 15:42
Valéria Sinésio
Especial para o Jornal da Paraíba
Nas passarelas, nas revistas de moda e nas vitrines não se fala em outra coisa. A tendência nude caiu no gosto da mulherada, seja nas roupas, acessórios, bijuterias e até nos óculos. A cor que vestiu estrelas como Grazi Massafera e Angelina Jolie, já pode ser encontrada facilmente por quem deseja seguir a moda primavera-verão 2010.
A expressão nude pode até soar um pouco estranho, mas quem nunca se rendeu a nuances clarinhas que variam entre o bege e o rosa?
A proposta dessa temporada é despir-se de outras cores e ceder ao tom monocrático, ideal para quem gosta de elegância com sutileza. A receita certa, então, é investir sem limites em tecidos sofisticados, transparentes e com detalhes para brilhar. A ideia é sentir-se nua, ainda que aparentemente. Cuidado para não confundir com vulgaridade.
Pois bem. A cor da estação quase não é cor, mas consegue vestir perfeitamente uma mulher da cabeça aos pés. “Nem o preto desse inverno foi tão onipresente - com pouquinhas exceções, quase todo mundo fez sua interpretação pro nude no São Paulo Fashion Week”, disse a consultora de moda, Cris Gabrielli, que dá dicas de moda valiosa no blog www.oficinadeestilo.com.br . “Nude é sexy porque é nu, é roupa que não é roupa, é pele sem ser pele de fora”, acrescentou.
Como o tom de pele varia de pessoa para pessoa, é importante observar a cor nude que vai ser usada. Quanto mais “tom sobre tom”, melhor. A temporada preza pelo tom que remete à calma e serenidade, dando trégua às outras cores, mas que não estão dispensadas. Aliás, elas devem ser usadas para contrastar com o nude. A composição das cores vai ser o hit da temporada. Não tenha medo de errar!
Por ser neutro, o nude vai bem em qualquer ocasião: desde a praia até uma festa à noite. Nas passarelas, o nude veio em tons monocráticos, mostrando que veio para aliviar o calor do verão e esquentar os ânimos das mulheres, que definitivamente, não podem abrir mão de ter algumas peças nude no guarda-roupa. Ah, a cor que parece “branco um pouco sujo” também está incluída na coleção.
Quando não é bem usado, o nude pode dar a impressão de que quem o veste está “apagada”. Assim, vale caprichar na maquiagem – que também é leve no verão – e nos acessórios, que podem ser de pérolas, ossos e madeira.
O nude foi a cor que esteve em alta no inverno. Tão em alta que migrou para a nova estação. São coleções com modelos variados. Os tons pérola, bege, cáqui, salmão, rosados e pastéis conquistaram as passarelas para valer. E não é que nem as unhas escaparam da mania do nude?
Comentários