CULTURA
O álbum que definiu o Oasis
Lançado em agosto de 1994, 'Definitely Maybe', vem sendo celebrado desde maio, com a reedição das 11 faixas que definiram o Oasis.
Publicado em 23/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/02/2024 às 17:48
O Oasis durou pouco (a carreira se resume a cerca de 15 anos), mas sua história foi bastante significativa para o rock inglês. Ao lado de uma tonelada de hits, os irmãos Noel (vocalista) e Liam (guitarrista) Gallagher se mantiveram na mídia com declarações polêmicas que descambaram em farpas entre seus integrantes.
Marco inaugural dessa história e disco fundamental para toda uma geração, além de influente cartilha para milhares de bandas, Definitely Maybe, lançado em agosto de 1994, vem sendo celebrado desde maio com a reedição do fundamental álbum de onze faixas dos cinco rapazes de Manchester em edições especiais.
Uma delas, tripla, recheada com demos e gravações ao vivo, acaba de chegar ao Brasil, via Sony Music – em abril, o grupo chegou a lançar, lá fora, uma tiragem limitadíssima das gravações demo (originalmente feitas em 1993) em fita-cassete.
Não deu para quem quis.
A caixa de Definitely Maybe – nas lojas ao preço médio de R$ 50,00 – é caprichada. Além da boa remasterização do álbum original, traz mais dois CDs bônus, um muito focado do que foi lançado em compactos (muito popular no mercado estrangeiro) e o outro, em registros ao vivos e nas versões demos.
Assim, se você pensar na bela canção acústica ‘Take me away’, gravada na mesma noite em que o grupo fez ‘Supersonic’ e lançada como lado B do compacto dessa faixa, ela está lá. E não está sozinha. No encarte, há comentários de Noel sobre várias faixas dos dois discos bônus. Sobre ‘Take me away’, ele disse, já este ano, que a música é de uma fase em que ele gostaria de sumir, “mas não de uma maneira desesperada, e sim com vontade de pegar o mundo e agarrá-lo pelas bolas”.
A destruidora versão de ‘I’m the Walrus’, de pouco mais de oito minutos, foi gravada ao vivo na Escócia, em junho de 1994. Sobre a cover dos Beatles, Noel falou, em 1995: “Os Beatles, para nós, era o início e o final de tudo. Onde começa e onde termina. Tudo que nós fazemos é inspirado pelos Beatles, e nossa ambição é chegar até onde queremos chegar como banda”.
Falou o cara que, anos depois, refletindo sobre o estouro de Definitely Maybe, veio com essa: “Eu era o super-herói dos anos 90. Eu disse isso na época. McCartney, Weller, Townshend, Richards, meu primeiro álbum foi melhor do que os álbuns deles. Eles até admitiram isso”, disse, referindo-se a músicos dos Beatles, Jam, Who e Stones.
No passado, Noel também disse que não queria ser um astro de rock por 20 anos – tempo que separa seu primeiro disco dos dias atuais. “O rock é muito simplório”, disse, certa vez, o egocêntrico vocalista do Oasis. “Começamos a tocar e, em menos de 3 anos, já éramos os maiores do mundo".
Não é de todo certo dizer que Noel, ou seu irmão mais pé no chão, tenham abandonado o rock – ambos seguem com projetos solos. Certamente, não abandonaram seus lucrativos discos. A reedição de Definitely Maybe é a primeira ação do projeto ‘Chasing The Sun’, que irá repor nas lojas todos os álbuns do Oasis, em ordem cronológica e com faixas remasterizadas e material bônus.
Comentários