CULTURA
O aplauso póstumo
Aula aberta sobre 'Jogo de Cena', 10º filme dirigido por Eduardo Coutinho acontecerá nesta quarta-feira (5) na Sala Aruanda.
Publicado em 05/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:59
Se existe um céu dos documentaristas, quem recepcionou Eduardo Coutinho, no domingo, foi Linduarte Noronha. A Sala Aruanda, 'casa' do cineasta paraibano na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, também abre suas portas para render homenagens ao outro mestre. Nesta quarta-feira, a partir das 14h40, haverá uma aula aberta sobre Jogo de Cena (Brasil, 2007), 10º filme dirigido por Coutinho e um dos mais premiados de sua trajetória recente.
A aula, que ocorre logo após a exibição do filme, será conduzida por Marcel Vieira e João de Lima, professores do curso de Cinema e Audiovisual da instituição. O evento é organizado pelo Departamento de Comunicação do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e a entrada é gratuita para o corpo discente da UFPB e o público cinéfilo.
A atividade faz parte de um breve ciclo que começou ontem, com a exibição de Cabra Marcado para Morrer (Brasil, 1984). De acordo com Marcel Vieira, será mais uma oportunidade de prestigiar a filmografia de Coutinho, que deixou um filme inacabado (o documentário Palavra, que estava em pós-produção) e outro ainda inédito para o grande público.
"Anteontem, o filme dele nunca exibido comercialmente, Um dia na vida (2010), foi lançado no YouTube e muita gente viu, baixou, comentou", revela Marcel. "Os filmes existem pra serem vistos e esse do Coutinho é uma das visões mais sinceras e poéticas da mídia massiva no Brasil."
Para o professor, a morte de Coutinho foi um choque: "Acompanhei vários amigos bem próximos (do cineasta) e suas reações. Coutinho estava bastante debilitado fisicamente, e todos que eram próximos achavam que o cigarro seria uma causa mais provável (da morte). De todo modo, foi muito chocante. Uma das mentes mais argutas da cultura brasileira se foi."
MERGULHO NO ROTEIRO
Escolhido melhor filme pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 2007, mesmo ano em que Eduardo Coutinho recebeu o Kikito de Cristal pelo conjunto da obra no Festival de Gramado, Jogo de Cena foi filmado em um teatro, no Rio de Janeiro, depois que 83 mulheres responderam a um anúncio espalhado pela capital carioca.
Os depoimentos de 23 personagens escolhidas pelo diretor foram interpretados por atrizes como Marília Pêra, Andréa Beltrão e Fernanda Torres.
Segundo Marcel Vieira, o longa suscita questões em relação ao roteiro: "Vou falar um pouco sobre roteiro dispositivo no doc contemporâneo e a importância de Jogo de Cena nesse campo. O dispositivo é a premissa formal do documentário. Através dele, se pensa como abordar o assunto e que forma fílmica se pretende extrair dali", explica.
A escolha do filme, diz ele, foi motivada por duas razões: "sua relação com a encenação, algo que discutimos na aula de roteiro, e pelo modo como o dispositivo do filme é fundamental pra estabelecer a tensão entre real e ficcional que define o filme."
Comentários