icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

O coletivo da celebração

Começando nesta terça-feira (1º) mostra de teatro comemora seis anos de fundação do Grupo 'Ser Tão Teatro' e 10 anos do Grupo 'Geca'.

Publicado em 01/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:47

O clima é de comemoração. Em sua 5ª edição, a Mostra de Teatro de Grupo começa nesta terça-feira, em João Pessoa, celebrando os seis anos de fundação do Grupo Ser Tão Teatro, organizador da mostra, e a primeira década do Grupo Geca, um dos principais convidados deste ano.

A abertura do evento é hoje, às 20h, com a apresentação do espetáculo Evoé, do Geca, no Largo São Pedro Gonçalves, no Varadouro. A programação gratuita com peças, oficinas, demonstrações de processo e rodas de conversas segue até o próximo domingo no Centro Histórico e no Centro Cultural Piollin.

“A gente organizou a agenda com a ajuda de parceiros que fomos encontrando pelas nossas andanças”, comenta a atriz Isadora Feitosa, coordenadora geral da mostra, que estava em São Paulo junto com o Ser Tão, participando da Mostra 'Sesc Teatro de Rua'. “Estas cinco edições serviram para reforçar nossa experiência de diálogo com os coletivos da cidade, vivenciando as trocas que só são possíveis dentro do movimento de teatro de grupo."

Além do Grupo Geca, que dá a largada no calendário, hoje à noite, e faz uma demonstração do seu processo criativo, amanhã, às 15h, no Largo São Pedro Gonçalves, destacam-se entre as atrações os catarinenses do Cirquinho do Revirado, que foi eleito como o grupo residente desta atração.

"Conhecemos o Cirquinho do Revirado em um festival em Angra (RJ) e fomos nos afinando", conta Isadora. "Eles vão montar três peças do seu repertório que estão circulando atualmente: O Sonho de Natanael, Júlia e Amor por Anexins."

O Cirquinho do Revirado também ministra duas oficinas durante sua passagem por João Pessoa: a oficina 'Desconstrução e construção do corpo para a cena', na quinta-feira, e 'Perna-de-pau para iniciantes', na sexta-feira. Todas as oficinas serão realizadas pela manhã, das 9h às 12h, no Casarão Laranja.

Na tarde de sábado, às 15h, também no Casarão Laranja, o grupo de Criciúma (191 quilômetros de Florianópolis) demonstra o processo de criação de suas peças: "Trata-se de um momento em que cada companhia participante compartilha o processo pelo qual o grupo norteia suas criações", explica Isadora. 'É um espaço de formação e incentivo à pesquisa teatral, e que consideramos muito relevante para a o aperfeiçoamento artístico da cena teatral paraibana que conta, atualmente, com novos núcleos e grupos de pesquisa."

DE OLHO NA AMÉRICA

O ator Alexandre Roit,que divide cena com Rodrigo Matheus na quinta-feira, em Quixote, participa de uma roda de conversa, no dia seguinte, às 15h, no Casarão Laranja. Roit é coordenador geral da Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, em São Paulo, e um ponto de contato entre a mostra e o cenário internacional. Segundo a atriz do Ser Tão Teatro, há a pretensão de organizar, futuramente, uma edição da mostra dedicada a grupos do continente. "É um espaço que queremos ocupar", ressalta.

Encerrando a 5ª Mostra de Teatro de Grupo, no domingo, haverá um pré-lançamento do material que registra toda a trajetória do evento com a presença da diretora artística do Ser Tão, a dramaturga carioca Christina Streva. "O programa comemorativo, recapitulando toda a história, desde a primeira edição, vai ser feito posteriormente com a inclusão dos grupos desta quinta edição", esclarece Isadora.

É o terceiro ano consecutivo que a Mostra de Teatro de Grupo conta com o patrocínio da Caixa Cultural. Depois da maratona, o Ser Tão prepara-se para uma temporada na região Norte do país, com a chancela do Programa BR Distribuidora de Cultura, no início do ano que vem. Ao todo, o grupo vai percorrer sete estados e onze cidades com Flor de Macambira, realizando uma imersão nas culturas ameríndias para a concepção de seu próximo espetáculo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp