CULTURA
O cotidiano reconfigurado
Durante a exposição 'Poesias, Sombra, Luz e Cor' a professora Renilde Cavalcante lança seu primeiro livro de poesias.
Publicado em 24/07/2012 às 6:00
A professora Renilde Cavalcante Alves lança seu primeiro livro de poemas hoje durante a abertura de sua exposição Poesias, Sombra, Luz e Cor, em João Pessoa.
A autora autografa Um Novo Olhar... Poesias que o Cotidiano Inspirou (Gráfica Imprel, 120 páginas, R$ 20,00) a partir das 18h30, na Fundação Casa José Américo, no Cabo Branco.
A poetisa, que ingressou no magistério ainda na adolescência, diz ter começado a cometer versos a partir do ano 2000, movida por um "desejo de mudança e de transformação".
"O livro surgiu de questionamentos pessoais a partir de temas que me tocavam profundamente como educadora, a exemplo da violência contra a mulher, a questão do negro e do índio", afirma Renilde.
Aposentada do Estado há quatro anos, Renilde Cavalcante Dias conta que herdou sua veia poética da mãe, Luzia Cavalcante, que também foi professora.
"Na época do Mobral, ela escrevia poemas para serem dramatizados por seus alunos. Eu acompanhava isso tudo muito de perto e logo também ingressei no magistério".
A ARTISTA PLÁSTICA
Em paralelo à sua estreia na poesia, Renilde Cavalcante também dá os seus primeiros passos nas artes plásticas: a pintora, que já participou de exposições coletivas, promove sua primeira individual com temas como paisagens, natureza morta e abstratos desenvolvidos em óleo sobre tela.
Os relatos gráficos, conjugados aos escritos são, ao mesmo tempo, veículo de inquietação e terapia, e convidam o público a "desvelar um novo olhar sobre o cotidiano, para construir um mundo melhor", segundo Renilde.
Raiff Alves (filho da artista) e Alex Roque, dupla que faz parte da banda Impulso, anima a noite com um show de voz e violão que marcará a abertura da exposição e lançamento do livro.
Natural de Gurjão (no Cariri), Renilde Cavalcante Alves tem formação em pedagogia e lecionou nas escolas Santa Júlia e Raul Córdula, na capital.
Atuou ainda como bibliotecária das duas instituições públicas de ensino antes de se aposentar em 2008.
Comentários