CULTURA
O fole vai roncar é hoje!
Comntando a história do forró, livro 'O Fole Roncou! Uma História do Forró' será lançado nesta quinta-feira (13) no Zarinha Centro de Cultura.
Publicado em 20/12/2012 às 6:00
A jornada de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Genival Lacerda, Dominguinhos, Elino Julião, Trio Nordestino, Antônio Barros e Cecéu e tantos outros artistas nordestinos para difundir o forró pelo Brasil é narrada no delicioso O Fole Roncou! Uma História do Forró (Zahar, 504 págs., R$ 49,90), que será lançado hoje, em João Pessoa, com a presença dos autores, os paraibanos Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues, a partir das 18h, no Zarinha Centro de Cultura, em Tambaú.
Pauta que rendeu duas páginas no Vida & Arte do dia 4 de novembro passado, O Fole Roncou! narra, com uma fluência magnética, os encontros e desencontros de diversos artistas importantes para a construção do forró, mostra o alcance nacional do gênero embalado por ritmos como o baião , o coco e o xote e leva o leitor a ter contato com deliciosas (e talvez esquecidas) histórias de bastidor.
Lançado nacionalmente há dois meses, o livro dos paraibanos – que trabalharam juntos no jornal Correio Brasiliense, em Brasília (DF) – tem alcançado uma ampla repercussão junto a mídia e se destaca nas prateleiras das grandes redes de livraria de todo o país.
“A repercussão na mídia tem sido excelente”, comemora Rosualdo. “Como era de se esperar, os jornais do Nordeste deram espaço generoso a O Fole Roncou!. Mas não foi um interesse localizado. O livro foi assunto em jornais do Pará ao Paraná. No Sudeste, então, foi uma emoção para nós ver foto de Marinês estampada no caderno Ilustrada (Folha de São Paulo) ou o João Gonçalves na Globo News”.
O canal Globo News, aliás, deu um amplo destaque à obra. O programa de literatura do jornalista Edney Silvestre dedicou uma edição especial de 10 minutos ao livro, incluindo imagens da entrevista que Carlos Marcelo fez com o forrozeiro João Gonçalves para o livro.
Até mesmo publicações direcionadas ao rock, como a revista Rolling Stone, abordou o livro de forma positiva, ao lado de críticas elogiosas da parte de renomados críticos do país, como o carioca Mauro Ferreira e o pernambucano José Telles.
Os lançamentos, conta Rosualdo, também têm sido bastante prestigiados. “É gratificante ver pessoas que não nos conhecem, mas saem de casa meramente atraídas pelo tema e que nos falam da necessidade que havia de se escrever um livro como esse”, comenta. “Em São Paulo, especialmente, achamos que o público seria de descendentes de nordestinos, mas havia gaúcho, muitos paulistas evidentemente, e até um finlandês que ama forró”.
Embora debilitado, João Gonçalves, parceiro de Genival Lacerda em diversos sucessos, deverá participar do bate-papo com os autores que antecede a sessão de autógrafos, às 18 horas.
Sussa de Monteiro e outros convidados também comparecem, mostrando com quantas notas se faz um bom forró!
Comentários