CULTURA
O outro lado do guitar hero
Guitarrista da banda Angra, Kiko Loureiro lança o primeiro DVD-show de sua carreira solo; DVD foi gravado no auditório do Ibirapuera.
Publicado em 14/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:42
Por trás do virtuoso guitarrista de rock, bate um coração mpbístico. Guitarrista da banda Angra, Kiko Loureiro lança o primeiro DVD-show de sua carreira solo, mostrando a versatilidade de um músico que não se limita apenas aos solos de heavy-metal. The White Balance (Substancial Music, preço não informado) mostra o guitarrista em três frentes: o rock, o jazz fusion e a MPB.
Gravado ao vivo, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, há exatamente um ano, o DVD parte das cores para definir as três gamas de atuação de Kiko Loureiro sobre um repertório quase que inteiramente instrumental.
Por telefone, de São Paulo, pouco antes de embarcar para mais uma turnê na Europa com o Angra, ele contou que marcou de vermelho o set onde ele atua como guitarrista virtuoso em sua veia roqueira.
Da mesma forma, escolheu o verde para representar a parte do repertório em que ele se apresenta como um guitarrista inspirado em Toninho Horta, Heraldo do Monte, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, enveredando pelo baião, samba, maracatu etc.
No terceiro set do show, Kiko deixa a guitarra de lado, dispensa a banda, senta no banquinho e saca o violão. Para o momento intimista, que ele diz se inspirar em ídolos como Yamandú Costa e Rafael Rabelo, ele escolheu a cor azul, da calma.
“Essas três cores formam o chamado RGB, que juntas dão o branco (ou o ‘White Balance’ do título). Foi assim que nós chegamos ao nome do DVD”, explica, acrescentando que o branco da capa também está ali por conta do Oscar Niemeyer, autor do projeto que deu origem ao auditório do Ibirapuera.
“Eu queria o branco representado na capa também pelo Niemeyer, afinal o show foi gravado numa catedral de arte, que é uma obra dele", revela, para sintetizar: A arte desse DVD simboliza muito a música que está ali".
O repertório é inteiramente autoral e foi pinçado dos cinco álbuns solos que Kiko Loureiro lançou entre 2004 e 2012.
Cada set tem uma formação específica: no rock, ele sobe ao palco com um quinteto, envolvendo até a percussão de Eduardo Cubano. No brasileiro, é acompanhado por um quarteto, incluindo o pianista Yaniel Matos. No set acústico, sua única companhia é o amigo de fé e irmão camarada Rafael Bittencourt, o outro guitarrista do Angra, que aqui canta uma música da banda, 'Late redempetion'.
“Em um DVD que representa muito minha carreira, ninguém melhor que o Rafael, que está comigo desde o começo. A gente dividiu muita coisa dessa história”, comenta Kiko. “Eu queria muito que ele participasse, só não sabia como. Daí como tinha essa parte do violão, achei legal a gente tocar juntos, só nós dois, e nada melhor do que escolher uma canção em que ele fez a letra e eu fiz a música. Então é uma canção que representa bem a nossa parceria”.
Além do show, o DVD comporta um making of com cenas do ensaio e falas de Kiko Loureiro.
Comentários