CULTURA
O 'Rei' anuncia autobiografia
Roberto Carlos anunciou que está escrevendo sua autobiografia e se mostrou a favor do projeto de lei das Biografias.
Publicado em 29/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:36
Protagonista da discussão sobre a legitimidade das biografias não autorizadas no mercado editorial brasileiro, Roberto Carlos anunciou que está escrevendo sua autobiografia e se mostrou a favor do projeto de lei, em trâmite no Congresso Nacional, que permite a publicação das obras sem aprovação do biografado.
As declarações foram feitas em entrevista ao 'Fantástico', no domingo, quando o cantor e compositor, membro da associação 'Procure Saber', se pronunciou pela primeira vez a respeito da polêmica que começou a se configurar após a retirada das livrarias do livro Roberto Carlos em Detalhes (2007), escrita pelo historiador Paulo César de Araújo.
“O que eu acho é que tem que se conversar. Tem que se conversar e chegar a esse equilíbrio”, opinou Roberto Carlos, inquirido sobre o projeto de lei que modifica os artigos da constituição que dão brecha judicial à proibição das biografias não autorizadas. “Não é que eu mudei de opinião. Há algum tempo, pra gente proteger o direito à privacidade, só existia uma forma: não permitir uma biografia não autorizada”, completou o 'Rei' da MPB.
Roberto Carlos, que em dezembro se apresenta em Campina Grande, defendeu o debate em torno do projeto de lei, que será feito em audiência pública proposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no próximo mês. Sobre a liberação da biografia publicada pela editora Planeta e recolhida em 2007, ele foi hesitante: “Isso tem que ser discutido”.
Como novidade, Roberto Carlos antecipou que já deu início à redação do texto de sua autobiografia: "Eu tô escrevendo a minha história, informando sobre a minha vida, sobre as minhas coisas, muito mais do que qualquer outra fonte". E avisou: "Eu, quando escrever meu livro, vou contar do meu acidente. Ninguém poderá contar do meu acidente melhor do que eu."
Comentários