CULTURA
O rito do amadurecimento
Drama adolescente 'As Vantagens de Ser Invisível' será exibido neste sábado (16) dentro da programação da mostra Noite de Estreia.
Publicado em 16/02/2013 às 6:00
Hoje será exibido dentro da programação do Noite de Estreia, no Box Cinépolis (Manaíra Shopping), em João Pessoa, às 17h, o ‘teen’ As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower, EUA , 2012). O filme terá outras exibições nos dias 20 (às 21h) e 24 (às 15h).
O mote do filme é o rito de amadurecimento dos adolescentes. Charlie (Logan Lerman, o Percy Jackson do cinema), um garoto de 15 anos com tendências suicidas passa por um duro momento na sua vida: sua entrada no colegial em Pittsburgh.
Recuperando-se de uma depressão, ele planeja sua investida de socialização mesmo sendo um 'perdedor' ('loser' como chamam).
Assim, Charlie conhece os meio-irmãos veteranos Patrick (o ótimo Ezra Miller, de Precisamos Falar sobre o Kevin) e Sam (Emma Watson, a Hermione de Harry Potter), que o aceita no seu 'clubinho' à parte dos populares.
Narrado em um tom confessional, o longa é a segunda investida do escritor Stephen Chbosky no cinema, que adapta seu próprio livro.
Apesar de não ser revelado, seu universo remete e transita entre os anos 1980 e 90, com o uso de mixtapes, máquinas de escrever e a trilha sonora, que vai desde The Smiths, passando por David Bowie, até o Dexys Midnight Runners.
O grande problema do filme não está na atuação. Logan Lerman sustenta o personagem, Ezra Miller está bem à vontade com o seu e a única ressalva é Emma Watson, que ainda não provou ser uma atriz de verdade, se consolidando como a ‘eterna’ Hermione. As Vantagens de Ser Invisível é carregado por uma avalanche de clichês do gênero escolar.
Todo o cenário dos populares idiotas e dos 'losers' vítimas povoa o filme, com direito a garota insegura que sempre escolhe os caras errados e por quem Charlie se apaixona.
Sem muitas surpresas de originalidade, com uma estrutura que segue a cartilha de produções semelhantes, a maior vantagem do filme é alguém se simpatizar por ele.
Comentários