CULTURA
'O Senhor dos Anéis' tem jornada mais longa
Edição estendida da trilogia em blu-ray traz 26 horas de material extra.
Publicado em 16/09/2012 às 10:00
A taxa de importação que passou a ser cobrada recentemente pela Amazon americana foi um banho de água fria nos colecionadores brasileiros, mas deu ânimo para as distribuidoras nacionais lançarem por aqui as megaedições em blu-ray que antes só eram vistas no mercado estrangeiros. É o caso da belíssima edição estendida de O Senhor dos Anéis, que acaba de chegar ao Brasil pela Warner Bros. ao preço médio de R$ 350,00.
A edição nacional é tal qual a americana. Talvez até melhor. Conserva a mesma caixa imantada, mas aqui os discos vêm acomodados em elegantes estojos digipacks, ao contrário da americana, que é composta por estojos de plástico.
Cada estojo traz os filmes estendidos em dois blu-rays, mais três DVDs com documentários, featurettes, galerias de fotos e desenhos e toda a sorte de material audiovisual relativos à produção – incluindo os filmes de Costa Botes com cenas de bastidores.
E ainda são acompanhados por um livreto com mapas, textos e guias de capítulos, indicando, ainda, as cenas inéditas e/ou estendidas.
No total, são seis blu-rays, nove DVDs e três livretos. E se você achou pouco, ainda há os comentários em áudio do diretor Peter Jackson, roteiristas, equipe de produção, designers e elenco que, segundo a Warner, estão legendados.
Para consumir a caixa por completo é preciso, pelo menos, dois dias. Afinal, só de filme dá aproximadamente 12 horas, mais 26 horas de material extra.
A imagem dos três filmes vencedores de 17 Oscars – A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003) – está deslumbrante. Os longas, diz um dos featurettes da caixa, foram remasterizados em 2K, ou seja, com o dobro da qualidade oferecida pelas TVs de agora (cuja resolução máxima é de 1.080p).
'my precious'
A campanha de lançamento do box O Senhor dos Anéis – A Trilogia Versão Estendida em Blu-Ray ainda incluiu um mimo: certas edições vieram acompanhadas de uma réplica importada do Um Anel, o famoso artefato que impulsiona a história criada por J.R.R. Tolkien há mais de 50 anos.
O Anel, dourado, vem preso a uma corrente – tal qual a que Frodo (Elijah Wood) usa no filme – e embalado na mesma folha utilizada para os 'lembas', pães élficos que alimentam Frodo e Sam (Sean Astin) em sua jornada. A edição ainda traz um certificado de autenticidade.
Indispensável para fãs da Trilogia do Anel, o box em blu-ray pode ter o preço salgado no Brasil. Mas vale cada centavo.
Comentários