CULTURA
O teatro cruza as divisas
Com a reforma dos principais palcos de João Pessoa, pelo menos seis grupos teatrais paraibanos fazem as malas para se apresentar pelo país.
Publicado em 18/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:30
Nunca o termo 'caravana' pareceu fazer tanto sentido: pelo menos seis grupos teatrais da Paraíba estão de malas prontas para atender aos chamados de festivais ou editais de circulação ao redor do país.
Em uma temporada em que está cada vez mais raro achar um espetáculo em cartaz na agenda cultural, devido às reformas dos principais palcos de João Pessoa, os coletivos começaram a pensar além das divisas.
O Grupo Ser Tão Teatro e a Cia Sírius, por exemplo, ainda estão em clima de comemoração com a notícia da seleção de A Farsa da Boa Preguiça e Efemérico, respectivamente, para a 'Mostra Nordeste' do 20º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que ocorre no Ceará entre 7 e 14 de setembro.
A comemoração, no caso do Ser Tão, é dupla: o grupo acabou de emplacar também um projeto de circulação de Flor de Macambira no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC). Além do Ser Tão, que fará uma turnê por onze cidades do Norte, o Palhaço Xuxu (Luiz Carlos Vasconcelos), que também foi contemplado com o programa, levará o seu Silêncio Total a duas cidades da região.
Segundo Thardelly Lima, ator do Ser Tão, o projeto classificado pela Petrobras foi o mais audacioso já concebido pelo grupo: "É o nosso maior desafio até aqui, já que ficaremos dois meses em uma região que desconhecemos por completo, percorrendo trechos de barco, ônibus e avião".
As expectativas só aumentam com o retorno a Guaramiranga com a nova montagem de A Farsa da Boa Preguiça, bem como o planejamento da 4ª edição da Mostra de Teatro de Grupo, que ocorre na capital em outubro. De acordo com Thardelly, a mostra também enfrenta problemas com a carência de teatros em funcionamento.
"Estamos em fase de negociação com os grupos e um deles, que provavelmente será o homenageado da mostra, precisará apresentar dois espetáculos em espaço fechado", revela o ator. "Os poucos teatros viáveis estão com as pautas muito caras".
A Cia Sírius, uma das últimas a se apresentar no Teatro Santa Roza antes do fechamento para reforma, terá a oportunidade de consagrar novamente o diretor Eliézer Rolim em Guaramiranga, onde já é um 'habitué' do festival: "Temos uma boa visibilidade por lá, apesar de não montarmos espetáculos regionalistas em um festival que tem muito do regionalismo".
A Cia Oxente encerrou longa temporada de Anáguas em João Pessoa e, depois de passar por Natal (RN), em março, chega em agosto a Rio Branco (AC), onde o diretor José Maciel está levando adiante um intercâmbio com o Grupo de Teatro GPT.
Depois de encenar Como Nasce um Cabra da Peste no 23º Festival de Inverno de Garanhus (PE), a Agitada Gang parte para Itajaí (SC), onde participa do 3º Festival Nacional de Teatro Toni Cunha. Sob o patrocínio do FIC, a peça estará hoje em Sumé e amanhã em Monteiro. Quem fica no Nordeste é a Cia de Dança Ensaios: contemplado com o Prêmio Funarte Klaus Vianna 2012, Casulo circula até agosto por Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
Comentários