icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

O Vingador do Futuro e mais quatro filmes estreiam; confira horários

Em 1990 'O Vingador do Futuro' estrelava como uma das produções mais caras da época; clássico da ficção científica volta às telas.

Publicado em 17/08/2012 às 6:00

Dois anos antes de Arnold Schwarzenegger estrelar o filme mais caro do mundo na época, O Extreminador do Futuro 2 (1992), ele atuava em O Vingador do Futuro (1990), ficção científica baseado no conto ‘Lembramos para Você a Preço de Atacado’, de Philip K. Dick (1928-1982).

Mais de 20 anos depois, entra em cartaz nos cinemas de João Pessoa e Campina Grande, a partir desta sexta-feira, a refilmagem concedida pelo cineasta Len Wiseman, criador, produtor, roteirista e diretor da franquia Anjos da Noite. (Confira o horário desta e outras estreias)

No novo O Vingador do Futuro (Total Recall, EUA, 2012) sai o brucutu ex-governador da Califórnia para entrar um ‘franzino’ Colin Farrell (Miami Vice, Alexandre).

No futuro, entramos na vida de Douglas Quaid (Farrell). Apesar de ter um trabalho estável em uma fábrica e uma bela esposa (Kate Beckinsale, a Selene da série Anjos da Noite), algo falta no seu frustrado cotidiano. Sem dinheiro para tirar férias, ele julga uma 'viagem mental' uma boa saída para a sua vidinha tranquila.

Através da Rekall, uma empresa que pode transformar os seus sonhos em memórias reais, Quaid quer viver as missões de um superespião. O procedimento, no entanto, acaba dando errado e ele se torna um homem foragido da polícia – controlada pelo chanceler Cohaagen (Bryan Cranston). Acossado, Douglas Quaid passa a não confiar em ninguém, exceto uma guerreira rebelde (Jessica Biel, de O Ilusionista) que trabalha para o líder de um movimento clandestino de resistência (Bill Nighy, o Rufus Scrimgeour de Harry Potter).

Procurando por respostas, o protagonista testemunha a linha tênue que separa a fantasia e a realidade se tornar confusa, incluindo a condição da sua própria identidade.

Mais fiel ao conto de Dick, o filme não se passa em Marte, como na produção de 1990 dirigida pelo 'sanguinolento' Paul Verhoeven. Outra ficção científica do diretor holandês, Robocop (1987), está ganhando uma refilmagem pelas mãos do brasileiro José Padilha (Tropa de Elite).

FUTURO DOS ANOS 1990
O Vingador do Futuro original foi o único indicado na categoria de Melhor Efeito Especial no Oscar, mesmo com filmes 'contemporâneos' como Dick Tracy, De Volta para o Futuro - Parte III e Ghost.

As miniaturas usadas nas cenas que mostram a geografia de Marte foram baseadas em fotografias reais do planeta.

Além das 77 pessoas mortas ao longo do filme, a produção traz cenas 'cults' memoráveis como o disfarce de mulher gorda que Schwarzenegger usava e se abria em camadas, o rastreador redondo do tamanho de uma bola de golfe que era retirado pelo nariz do personagem, a alienígena de três seios, a luta entre Sharon Stone (antes de estrelar Instinto Selvagem de Verhoeven) e Rachel Ticotin (Um Dia de Fúria) e a sequência onde o 'herói' é encurralado na esteira de raio-x que revelava o esqueleto do usuário.

Aproveitando o lançamento do filme, a Editora Aleph está lançando nas livrarias uma coletânea inédita com os contos de Philip K. Dick.

Intitulada Realidades Adaptadas (300 páginas, R$ 48,00), a publicação traz histórias que serviram de base para produções cinematográficas como Screamers – Assassinos Cibernéticos (1995), Impostor (2001), Minority Report – A Nova Lei (2002) e O Vidente (2007).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp