icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Obra analisa jornais da Paraíba

Grupecj lança livro nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, no salão de exposições do Casarão 34, no Centro de João Pessoa.

Publicado em 15/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/03/2024 às 15:57

Formado há 12 anos, mais um trabalho do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e Jornalismo do Mestrado em Comunicação da UFPB (Grupecj) será lançado nesta sexta-feira, a partir das 19h, no salão de exposições do Casarão 34, Centro de João Pessoa.

Dicionário de Investigação do Cotidiano - Vozes no Papel: Cartografia de Ideias do Jornalismo Impresso (Marca de Fantasia, 110 páginas, R$ 20,00) é organizado pelo coordenador do grupo, o professor Wellington Pereira, e tem como coautoras as professoras do curso de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau de João Pessoa Renata Escarião, Geanne Lima, Joelma Oliveira e Gabriela Gadelha.

"Esse livro é o segundo volume de uma pesquisa de como o cotidiano é enunciado nos jornais impressos. Inclusive o Jornal da Paraíba é objeto de estudo de vários verbetes", aponta Wellington Pereira.

O professor frisa que o efeito metodológico concentra sua base de pesquisa na imprensa paraibana porque o material acerca do tema é muito escasso, tornando as edições do grupo de pesquisa uma importante fonte bibliográfica. Esse é o 11° livro do Grupecj nos seus 12 anos de existência.

De acordo com Wellington Pereira, haverá mais um volume da série Dicionário de Investigação do Cotidiano. "O primeiro volume é Elogio da Palavra no Jornalismo Impresso (lançado em 2011). O terceiro abordará as metodologias aplicadas no jornal impresso".

Unindo a pesquisa teórica e a empírica, o Grupecj se reúne todas as quartas-feiras, às 19h30, durante o período letivo da UFPB. Segundo o coordenador, são feitas as leituras específicas para o tema proposto do ano e posteriormente análises de reportagens e textos jornalísticos. Participam alunos de graduação e pós-graduação, além de professores.

Na programação de lançamento do livro haverá um debate com o professor Hildeberto Barbosa Filho, membro honorário do Grupecj e, em seguida, uma apresentação de voz e violão de Geanne Lima.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp