CULTURA
Obra analisa jornais da Paraíba
Grupecj lança livro nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, no salão de exposições do Casarão 34, no Centro de João Pessoa.
Publicado em 15/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/03/2024 às 15:57
Formado há 12 anos, mais um trabalho do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e Jornalismo do Mestrado em Comunicação da UFPB (Grupecj) será lançado nesta sexta-feira, a partir das 19h, no salão de exposições do Casarão 34, Centro de João Pessoa.
Dicionário de Investigação do Cotidiano - Vozes no Papel: Cartografia de Ideias do Jornalismo Impresso (Marca de Fantasia, 110 páginas, R$ 20,00) é organizado pelo coordenador do grupo, o professor Wellington Pereira, e tem como coautoras as professoras do curso de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau de João Pessoa Renata Escarião, Geanne Lima, Joelma Oliveira e Gabriela Gadelha.
"Esse livro é o segundo volume de uma pesquisa de como o cotidiano é enunciado nos jornais impressos. Inclusive o Jornal da Paraíba é objeto de estudo de vários verbetes", aponta Wellington Pereira.
O professor frisa que o efeito metodológico concentra sua base de pesquisa na imprensa paraibana porque o material acerca do tema é muito escasso, tornando as edições do grupo de pesquisa uma importante fonte bibliográfica. Esse é o 11° livro do Grupecj nos seus 12 anos de existência.
De acordo com Wellington Pereira, haverá mais um volume da série Dicionário de Investigação do Cotidiano. "O primeiro volume é Elogio da Palavra no Jornalismo Impresso (lançado em 2011). O terceiro abordará as metodologias aplicadas no jornal impresso".
Unindo a pesquisa teórica e a empírica, o Grupecj se reúne todas as quartas-feiras, às 19h30, durante o período letivo da UFPB. Segundo o coordenador, são feitas as leituras específicas para o tema proposto do ano e posteriormente análises de reportagens e textos jornalísticos. Participam alunos de graduação e pós-graduação, além de professores.
Na programação de lançamento do livro haverá um debate com o professor Hildeberto Barbosa Filho, membro honorário do Grupecj e, em seguida, uma apresentação de voz e violão de Geanne Lima.
Comentários