CULTURA
Obra de sueco analisa o pós-marxismo
A convite da editora, o sociólogo sueco está vindo ao Brasil para o lançamento do livro.
Publicado em 06/04/2012 às 7:00
O livro Do Marxismo ao Pós-Marxismo? (Boitempo Editorial), do sueco Göran Therborn, tenta entender as mudanças sociais e intelectuais entre os séculos 20 e 21, situando os espaços de pensamento e as práticas de esquerda, analisando a trajetória do marxismo no século passado e antecipando seu legado para o pensamento radical no século presente.
A convite da editora, o sociólogo sueco está vindo ao Brasil para o lançamento do livro em São Paulo (dia 10), Rio Grande do Sul (11) e Pará (13).
No trabalho panorâmico do autor, a pergunta que serve de bússola para a obra é "O marxismo ainda é relevante?". Para Göran Therborn, o marxismo tem um futuro incerto, apesar que a sua principal fonte ainda tem muito a oferecer para a nossa época.
“É bastante provável que Marx seja redescoberto muitas vezes no futuro; novas interpretações serão feitas e novas inspirações serão encontradas – embora pouco propícias a identificações ismo-ista", analisa o autor.
"A impressão que tenho é que ele está amadurecendo, como um bom queijo ou um vinho de safra – não recomendável para festas dionisíacas ou pequenos goles na frente de batalha", faz a analogia. "Ele é, de preferência, uma companhia estimulante para o pensamento profundo sobre os significados da modernidade e da emancipação humana.”
Therborn acredita que a história da filosofia tende a produzir sempre novas técnicas de leitura.
Comentários