CULTURA
Obra homenageia Oduvaldo Batista
Filha do jornalista Oduvaldo Batista, lança segunda edição da obra 'Oduvaldo Vivo' nesta sexta-feira (1) no Sebo Cultural.
Publicado em 02/03/2012 às 6:30
Em memória de Oduvaldo Batista (1921-2008), Roselis Batista, filha do jornalista e comunista atuante, organizou no ano passado o livro Oduvaldo Vivo, publicado pelas edições O Sebo Cultural com depoimentos de autores acerca de quem, em vida, foi militante político e amigo pessoal de Fidel Castro.
Roselis está presente hoje, às 19h, em evento gratuito no café d'O Sebo Cultural, para o lançamento da segunda edição da obra, que conta com textos de Políbio Alves, Agassiz Almeida, Fátima Araújo, entre outros.
Coautora de Compromisso com a Verdade: Meio Século de Jornalismo (Editora da UFPB), Roselis Batista entrevistou o pai em 1999 para registrar o cinquentenário de sua atividade.
A herdeira de Batista também participa da coletânea Outros Olhares na Literatura Paraibana (O Sebo Cultural, 2011) com o ensaio 'A verdade é sempre um compromisso', no qual analisa o caráter intrépido do pai que, segundo ela, se dizia "apenas um repórter".
"Ele (Oduvaldo Batista) sempre perseguiu seu objetivo de ajudar a criar uma sociedade de esquerda, se possível comunista.
Oduvaldo foi quatro vezes a Cuba e duas ao México, e conhecia quase todo o Brasil. Sua visão da América Latina não era das menores", escreve Roselis.
"Assim como John Reed (1887-1920), Oduvaldo é um exemplo a todos que querem se dizer jornalistas", endossa Bianka de Jesus, na contracapa do livro. (Tiago Germano)
Comentários