CULTURA
Obra revela descaso com judeus na América Latina
Holocausto e política dos consulados da América Latina, são abordados em livro do jornalista e pesquisador Roberto Lopes.
Publicado em 09/03/2012 às 6:30
O resultado de uma pesquisa de mais de duas décadas em arquivos oficiais de 11 países para revelar as achaques, fraudes e desrespeitos aos judeus por parte dos funcionários consulares da América Latina durante o Holocausto.
O resultado está nas páginas do lançamento da Editora Lafonte, Anjos e Safados no Holocausto (240 páginas, R$ 39,80), do jornalista e pesquisador Roberto Lopes.
O livro contextualiza o ambiente ideológico pré-Segunda Guerra, onde os consulados latino-americanos na Europa quase sempre representavam governos ditatoriais, a exemplos do Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Chile e Cuba, simpatizantes de Hitler que empreendiam políticas antissemitas.
Entre as descobertas de Lopes estão as negativas de visto aos judeus que contavam pontos na folha de serviços dos diplomatas uruguaios e argentinos, ou a organização de uma lista de servidores do Itamaraty que pretendia, por diversos motivos, jubilar a carreira de funcionários que serviam na Europa e insistiam em expedir vistos dos perseguidos.
Para Anjos e Safados no Holocausto, o pesquisador delimitou a investigação entre os anos de 1938 e 1939, período em que a expansão nazista no Velho Mundo obrigou os judeus a buscarem exílio em outros continentes como a América Latina.
Comentários