icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Oito espetáculos são apresentados gratuitamente na PB nesta quinta

Programação da Mostra Internacional de Teatro ocorre nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande e Guarabira. 

Publicado em 08/10/2015 às 9:00

Nesta quinta-feira (8), João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande e Guarabira recebem oito espetáculos que fazem parte da programação da Mostra Internacional de Teatro – Paraíba Encena (MIT). A data também marca o encerramento do Seminário Internacional de Artes Cênicas, no Espaço Cultural, na capital.

Três das quatro companhias que João Pessoa recebe na noite desta quinta (8) são estreantes. Após a performance “veterana” de Railson Almeida em “Poema Negro”, de Augusto dos Anjos, às 17h, no Espaço Cultural, a companhia francesa ACT2, da bailarina Catherine Dreyfus, se apresenta no Teatro Paulo Pontes, às 18h, com o belíssimo “Miravella”, uma poesia visual de cores, formas e fluidez em interação com o elenco.

Às 20h, o Coletivo Tanz, de Campina Grande, é outro a estrear na MIT, com “Terreiro Envergado”, no Teatro Sesi, no Centro, mesmo local para onde o Grupo Panelinha de Teatro, do Ceará, leva “Palíndromo”, às 21h – todos com entrada franca.

Em Campina Grande, o Grupo Peleja, de João Pessoa, abre a programação com a montagem “Anônimo”, no Sesc Centro, às 18h. Às 20h, o Teatro Severino Cabral recebe a trupe espanhola Cia. La Trócola Circo, em “Potted”. Da Cia. Jazztual Teatro, de João Pessoa, a montagem “Os Malefícios do Fumo” invade o belo Teatro Santa Ignez, de Alagoa Grande, às 20h. Também às 20h, o Grupo Sandra Castro Pinedo executa o solo “...Y Prefieres Seguir Durmiendo - Basado en la campana de Julio Ortega”, no Teatro Geraldo Alverga de Guarabira.

Destaque da programação da MIT, o I Seminário Internacional de Artes Cênicas da Paraíba começou na última segunda (5) e termina nesta quinta (8), com a proposta de abrir o debate em torno dos desafios e saídas por que passa o teatro brasileiro no cenário atual.

Artistas, pesquisadores, críticos, escritores e representantes de órgãos do governo para a cultura participam das mesas, abertas para a inscrição de jornalistas e profissionais ligados à dramaturgia.

As abordagens partem de desde os mecanismos da produção cultural às políticas oficiais de incentivo e patrocínio às mostras, os exemplos bem-sucedidos de edições Brasil afora e o comportamento atual do mercado das artes – tudo traçado por especialistas que detalharam as estratégias de como sobreviver diante da crise e crescente cortes de editais. A agenda, gratuita, envolveu mesas de debates pela manhã e à tarde, no Auditório da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em Tambauzinho, em João Pessoa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp