icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Olha que coisa mais linda

Livro que traz história de 'musas' e como elas inspiraram autores dos  50 dos maiores clássicos da música pop chega ao Brasil.

Publicado em 03/02/2012 às 6:30


Em 1968, Prudence Farrow e os Beatles compartilhavam o mesmo curso de meditação transcedental na Índia. Aos 20 anos, a estudante meditava até demais, o tempo todo, fato que preocupou a todos. Temendo que estivesse ficando louca, John Lennon e George Harrison começaram a cantar músicas que a fizessem voltar ao planeta Terra.

Foi dessa maneira que nasceu ‘Dear prudence’ (ou ‘querida Prudence’), uma das canções mais conhecidas dos Beatles.

Essa é uma das histórias de Músicas & Musas: A Verdadeira História Por Trás de 50 Clássicos Pop (Editora Gutenberg, 144 págs., R$ 34,90) o ótimo livro dos ingleses Michael Heatley e Frank Hopkinson que acaba de chegar ao Brasil.

Belíssima edição em capa dura, que ostenta a figura da bela Marianne Faithfull em uma foto de 1964, traz, impressas em papel couchê de alta gramatura, deliciosas biografias de modelos, cantoras, namoradas, amigas e tantas outras ‘musas’, e a maneira como elas inspiraram canções que vêm seduzindo ouvidos, mentes e corações há décadas.

A própria Marianne Faithfull, ex-senhora Mick Jagger, levou o grupo The Hollies a compor ‘Carrie Anne’, single lançado em maio de 1967. Mas foi só em 1995 que a história veio à tona. “Não tive coragem de usar o nome verdadeiro”, confessou o cantor e guitarrista Graham Nash.

A seleção reúne clássicos, mas também hits contemporâneos, como ‘Sweet child o’ mine’, do Guns N’ Roses, e ‘Moses’, do Coldplay. Mas todas as 50 músicas elencadas no livro tem boas histórias para contar.

São canções como ‘Diana’ (Paul Anka), ‘Don’t think twice, it’s all right’ (Bob Dylan), ‘Femme fatale’ (Velvet underground), ‘Life on mars’ (David Bowie), ‘See Emily play’ (Pink Floyd) e até nossa ‘Garota de Ipanema’, o poema de Tom e Vinícius para a “moça do corpo dourado” Helô Pinheiro.

Só dos Beatles, o livro traz quatro canções: a citada ‘Dear Prudence’, ‘Lovely Rita’, ‘She’s leaving home’ e ‘Lucy in the sky with diamonds’, cuja história já é bem conhecida e não é inspirada numa musa, mas num desenho feito pelo filho de John Lennon, Julian. Solo, Paul McCartney comparece com o hit ‘Maybe I’m amazed’.

E não poderia deixar de ter ‘Something’, de George Harrison, que divide a página com ‘Layla’, de Eric Clapton. Afinal, ambas são sobre a mesma personagem: a modelo Pattie Boyd, mulher do ex-Beatle, que acabou tendo um caso com o famoso guitarrista.

Os textos são ótimos. Misturam, muito bem, a biografia da ‘musa’ com fatos, curiosidades e bastidores da composição.

A cada capítulo, um adendo informa em que disco a música foi lançada e que repercussão teve.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp