CULTURA
Olhar sobre quilombos
Trabalhos apresentados na exposição resultam de aulas práticas e teóricas, oferecidas nas comunidades do Matão, Grilo e Pedra d'Água.
Publicado em 05/05/2012 às 6:30
A exposição do 'Projeto Fotográfico de Rua' abre hoje uma série de eventos em homenagem às comunidades quilombolas da Paraíba.
Coordenado pelo fotógrafo Alberto Banal, o projeto leva às comunidades do Matão (Guirinhém), Grilo (Riachão do Bacamarte) e Pedra d´Água (Ingá) o contato com a fotografia.
“Todos os sábados, são realizadas aulas teóricas e práticas de fotografia nessas três comunidades", explica Banal.
O resultado dessas aulas pode ser avaliado na exposição montada no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação, e fica aberto ao público até o dia 3 de junho.
A mostra é composta por 166 imagens, sendo 52 de autoria dos alunos dessas comunidades.
QUILOMBOS DA PARAÍBA
A exposição do 'Projeto Fotográfico de Rua' faz parte de outro projeto, o 'Quilombos da Paraíba', que pretende mostrar um pouco das vivências, histórias e costumes dos quilombolas paraibanos.
Além da mostra fotográfica, o projeto vai trazer outras atrações.
No próximo domingo, por exemplo, a louceira e bordadeira quilombola Dona Lourdes estará presente na Estação Ciência para uma demonstração de seus trabalhos. Ela é uma das mais antigas louceiras da comunidade quilombola do Grilo. As apresentações vão acontecer às 10h, 14h e 16h.
A programação continua no dia 20 de maio, com um encontro de antigos quilombolas para contar suas memórias e lendas, às 10h, 14h e 16h.
Comentários