CULTURA
Oliveira de Panelas revela detalhes de livro
Coletânea de versos do 'Pavarotti dos Sertões' está quase pronta e vai a prelo no final deste mês, com a previsão de ser lançada apenas em maio do ano que vem.
Publicado em 20/10/2011 às 6:30
O poeta e repentista Oliveira de Panelas está com livro novo na frigideira: sob o título provisório de Nós, a nova coletânea de versos do 'Pavarotti dos Sertões' está quase pronta e vai a prelo no final deste mês, com a previsão de ser lançada apenas em maio do ano que vem.
“A ideia é que o livro venha acompanhado de um CD com as versões cantadas dos poemas”, afirma o repentista, que no processo de produção do livro tem contado com a ajuda do amigo José de Souza Silva, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“O livro trata da situação do homem no Cariri, no Sertão, no Brasil, na América Latina. O fato de ser humano em um mundo em que a poesia enfraqueceu”, explica Oliveira.
Para justificar o Nós com que preliminarmente batizou a compilação de versos, Oliveira de Panelas se remete ao poeta do Carbono e do Amoníaco: “Solitário, Augusto dos Anjos fez o Eu. Solidário, eu vou fazer o Nós”, brinca o autor que esclarece, porém, que não há nenhum cotejamento entre a sua obra e a do paraibano do século.
“Nem contrasto das visões de mundo dele nem me inspiro nos poemas de Augusto dos Anjos. São coisas inteiramente diferentes”, diz ele.
Se a publicação ainda inédita trata da condição do homem e da natureza, um diante do outro, por que não supostamente um embate? E quem, afinal, sairia perdendo?
Oliveira de Panelas tem a resposta na ponta da língua: "O homem, claro. Os homens são feitos à semelhança de Deus e são a força do universo. Mas vida é feita para fazer vida, e o homem só tem feito destruição. Nesta peleja o homem perderá feio", profetiza.
Comentários