icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Ong promove desfile Picolé de Moda com Sabor de Manga

Nove modelos profissionais vão desfilar 15 peças de moda fashion, praia e esporte fino, com estampas e cores.

Publicado em 23/01/2011 às 10:30

Da Redação
Com assessoria


A Organização não governamental Picolé de Manga promove na próxima sexta-feira (28), o desfile "Picolé de Moda, com Sabor de Manga. Com uma mistura de arte, moda, folia e cidadania, o evento começa às 18h30, no espaço de eventos do Shopping Tambiá. Lá, nove modelos profissionais vão desfilar 15 peças de moda fashion, praia e esporte fino, com estampas e cores. Segundo Léo Mendonça, professor e produtor de moda, o trabalho aproveita a capacidade criativa e produtiva dos alunos, aliando novas tendências e a originalidade da criação.



A peças foram produzidas por alunos do projeto social “Fortalecendo a Família", que participaram cursos de criação de moda, coste e costura e serigrafia. O trabalho é um dos resultados de um ano de atividades realizadas em um galpão, na comunidade Cordão Encarnado, no Centro da Capital. A coordenadora geral do projeto, Elisângela Freire, informou que 155 pessoas foram capacitadas para o curso de corte e costura, 162 pessoas para o curso de serigrafia e 97 pessoas no curso de moda.

De acordo com Lucélioc Cartaxo, secretário executivo da Ong, os anfitriões do evento serão os alunos. Gente que encontrou no projeto desenvolvido pela Ong uma oportunidades de aprender uma profissão, aperfeiçoar habilidades e encontrar um caminho para melhorar de vida. “Entre os 115 alunos de serigrafia formados no último ano, 15% já estão trabalhando e longe das drogas”, comemora Cartaxo.

Uma testemunha de todo este processo é o professor do curso, Marconi Ferraz que se intitula ‘pai’ dos alunos. Preocupado com a situação dos estudantes, ele age como psicólogo, assistente social... “Ouvi os mais variados tipos de problemas e, diante da confiança depositada em mim, não tenho como não me envolver. Vou a casa deles, converso com os pais, acompanho e fico muito feliz de ter visto tão bons resultados até agora e de saber que além de ensinar um ofício, posso contribuir em outras áreas da vida de meus alunos”, afirmou.

As mudanças

O sonho de abrir uma loja já está mais próximo de se realizar na vida de Dayana Angélica, 22 anos, que concluiu os três cursos. Ela adora criar e executar moldes e diz já se vê trabalhando em sua loja de confecções. “Quero participar de todo o processo de criação: desde o papel até a hora em que a roupa será pendurada no cabide para que os meus clientes apreciem. Graças a estes cursos, tenho uma chance real de profissionalização e, sendo em uma área tão interessante com esta... não podia querer nada melhor”, afirmou.

Raquel de Araújo Ribeiro sempre gostou de arte e enxergou no curso de serigrafia uma oportunidade de dar vazão ao seu poder criativo, tendo uma chance de se profissionalizar. “Tenho uma filha de 4 anos e, para mim, o ideal é trabalhar em casa para que possa estar sempre ao lado dela. O curso de serigrafia dá esta oportunidade e, por isso, estou investindo tanto”, disse.

Patrícia dos Anjos é modelo, vai desfilar as roupas criadas pelos alunos da ONG, e diz que este evento tem um gosto especial. “Desfilo no Dindin de Manga desde muito pequena. Estou presente todos os anos no bloco e, para mim, participar de uma ação tão bacana como essas é muito emocionante. Conheço todo mundo há muito tempo e é um prazer estar aqui”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp