icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'Ópera do Pandeiro' apresenta a biografia de Jackson em clima natalino

Espetáculo do Grupo Bichoderuma vai ser apresentado nesta sexta (6), no Teatro Municipal de Campina Grade.

Publicado em 06/11/2015 às 8:10

Em clima natalino, elementos da época e da cultura popular se mesclam para anunciar ao som de um aboio o nascimento do menino José Silva Gomes Filho, que anos mais tarde seria conhecido como Jackson do Pandeiro (1919-1982), ou ainda: o 'Rei do Ritmo'.

Nesta sexta-feira, a partir das 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, será apresentado o espetáculo Ópera do Pandeiro, do Grupo Bichoderuma. Os ingressos custam na bilheteria R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada e antecipado). A peça vai abrir a programação de novembro do projeto 'Campanha de Popularização do Teatro e da Dança'.

“Um profeta narra toda a trajetória de Jackson”, explica o produtor Valdir Santos. “Começa com o aboio que anuncia a chegada do predestinado”.

De acordo com Valdir, o texto e direção de Misael Batista, assim como o homenageado, filho de Alagoa Grande, região brejeira da Paraíba, enfatiza a cultura popular, além dos ritmos como o baião, xote, xaxado, coco, arrasta-pé, quadrilha e frevo, dentre outros.

O produtor aponta várias passagens da vida do paraibano, desde sua vocação quando acompanhava sua mãe, Flora Mourão, cantadora de coco que lhe presenteou com um pandeiro, nas festas e feiras da cidade, passando pela época áurea no Rio de Janeiro na Rádio Tabajara, até a sua morte, aos 62 anos.

“A peça propõe uma boa viagem para eternizar na lua conforme um de seus sucessos”, aponta o diretor Misael Batista. “A encenação, que é feita ao vivo por atores, dançarina e cantora, vislumbra a autenticidade regional, uma linha autoral com artistas locais e letras eternizadas por Jackson e seu ritmo diversos”.

Dentre os grandes sucessos que se mesclam com a dramaturgia, clássicos como 'Forró em Limoeiro' (composta por Edgar Ferreira), 'Chiclete com banana' (de Almira Castilho e Gordurinha), 'Xote de Copacabana' (do próprio Jackson), 'Sebastiana', 'Cabo Tenório' e 'Coco do Norte' (todos de Rosil Cavalcanti).

No elenco de Ópera do Pandeiro estão os atores Isaias Vicente, Leidgan Araújo, Chris Mauricio, Ângela Beijo, Mylene Martins, Jozan Domingos, Honorato Irmão, Claudio Correia, Shilon Gama, Edneide de Assis, Neuma Venceslau, Elza Xavier, Verônica Ribeiro e Valdenira Toledo.

Completam o espetáculo os músicos Honorato Irmão (sanfona) e Josan Domingos (violão), além de Ângela Beijo e Josan Domingos (vocais). A montagem tem ainda as participações especiais de Luciana Oliveira, Marcus Vinicius e Alcemir Araújo.

“O objetivo da montagem da Ópera do Pandeiro é proporcionar ao público uma vivência da vida e obra do ícone da música brasileira”, frisa Valdir Santos. “Até hoje ele influenciou muita gente”.
Segundo o produtor, a produção também vai ser apresentada em João Pessoa este mês, com patrocínio do FIC, mas ainda não foram decididos o dia e o local.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp