icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Orquestra da UFPB se apresenta

A prata da casa embala o repertório comemorativo dos 10 anos do Laboratório de Composição Musical, às 20h dest sexta (22), na Sala Radegundes Feitosa.

Publicado em 25/10/2013 às 6:00

A prata da casa embala o repertório comemorativo dos 10 anos do Laboratório de Composição Musical (Compomus) que a Orquestra Sinfônica da UFPB executa nesta sexta-feira, em João Pessoa.

No concerto marcado para as 20h, na Sala Radegundis Feitosa, a OSUFPB, regida pelo maestro Marcos Arakaki, apresenta a obra dos compositores Arimateia de Melo, Didier Guigue, Herlon Rocha e J. Orlando Alves, todos membros da Compomus.

Ao piano, Marcílio Onofre é o solista da noite. Bacharel em piano pela UFPB, Onofre chegou em junho da Polônia, após uma temporada de nove meses estudando com o afamado Krzysztof Penderecki. "Foi uma experiência ótima e produtiva", revela o pianista. "Eu tive a oportunidade de me dedicar inteiramente à minha obra e escrevi algumas peças que já estão sendo gravadas por alguns grupos."

'Capriccio', composição de Onofre que a OSUFPB traz para o programa hoje, foi feita em 2004, quando ele era aluno de orquestração do maestro Eli-Eri Moura. "A peça estreou no mesmo ano, em um concerto que fizemos com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB)", explica.

Para o concerto, Onofre revisou a partitura e fez algumas modificações: "Nesta versão que eu vou tocar agora, eu aumentei um pouco a cadência. Desta maneira, como está escrita agora, a obra nunca foi executada antes", sublinha o solista.

Será a 19º concerto da OSUFPB este ano e o 25º desde a sua fundação, no ano passado. Marcílio Onofre elogia o trabalho do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi), coordenado pelo professor Heleno Feitosa, que está organizando a temporada: "O trabalho que a OSUFPB está realizando é bastante positivo, com concertos variados, gratuitos e abertos ao público. Isso é muito importante para a formação de plateia."

ORQUESTRA JOVEM VAI AO SERTÃO

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) quer se aproximar mais do público e conquistar novas plateias. E escolheu o interior do Estado para dar início à série Concertos Populares, que percorre o Sertão, sexta-feira e sábado, na companhia de artistas como Flávio José.

O cantor e compositor participa do concerto de hoje, que ocorre na Igreja Nossa Senhora da Guia, em Patos, a partir das 20h. Amanhã, às 19h30, a OSJPB recebe os solistas Ana Júlia (saxofone) e Pedro Pablo (acordeom) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Piancó.

Sob a regência de Luiz Carlos Durier, os jovens músicos comemoram a emancipação política de cada um dos municípios com um repertório de peças inspiradas no cancioneiro popular, como 'New York, New York', 'Fascinação' e 'Eu só quer um xodó'. "Temos a obrigação de levar a arte para o interior e interagir com os artistas de lá", destaca Durier.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp