CULTURA
Orquestra homenageia Mozart, Weber e Fauré em concerto na Capital
Apresentação acontece às 20h30 da próxima quinta-feira (8) no cine-teatro Bangüê, em João Pessoa. Entrada é 1 kg de alimento não perecível.
Publicado em 07/04/2010 às 8:52
Da Redação
Com Assessoria da Funesc
Os compositores Mozart, Weber e Fauré serão os grandes homenageados do 3º concerto da temporada 2010 da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Apresentação acontece às 20h30 da próxima quinta-feira (8) no cine-teatro Bangüê. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.
O maestro convidado é Helder Trefzger, da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. As composições serão executadas com as participações especiais de duas solistas: a coralista Isadora França e a clarinetista Aynara Siqueira.
Veja outras opções de lazer para esta semana.
O concerto será aberto com uma ópera em italiano do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, conhecida por “Idomeneo, Rei de Creta”. A ópera se passa na ilha de Creta, logo após a Guerra de Tróia. Voltando para casa ao final da Guerra de Tróia, um dos heróis dessa guerra, Idomeneu, rei de Creta, tem sua frota sacudida por um terrível vendaval em alto mar, que ameaça naufragar todos os seus navios.
Em seu terror, Idomeneu faz uma prece a Netuno, o deus do mar, prometendo a ele sacrificar a primeira pessoa que encontrar ao pisar em terra firme. Mas quem ele encontra é seu filho, Idamantes, que vem saudá-lo após a longa ausência. A execução dessa obra terá a participação da solista Izadora França.
Na sequência, o público vai ouvir um concerto composto para clarinetes. É o “Concerto para clarinete e orquestra nº.1”, do alemão Carl Maria Friedrich Ernest von Weber . Interessado em novas sonoridades e combinações instrumentais, Weber tornou-se um dos maiores compositores do Ocidente.
Segundo o maestro Helder Trefzger, o compositor Weber dedicou essa peça a um amigo clarinetista. “Através dela, é possível conhecer o potencial do clarinete, seja na sonoridade ou virtuosidade. Nessa peça, o solista pode mostrar o potencial de todo seu trabalho”, afirmou o maestro. A solista dessa peça será a clarinetista Aynara Siqueira
Encerrando a noite, a OSPB executa a composição do pianista francês G. Fauré, “Suíte Dolly”. Segundo Helder Trefzger, essa é uma peça feita para piano a quatro mãos. “Foi dedicada a uma aluna de Fauré, que era cantora”, explica o maestro. “Ela tinha uma filha cujo apelido era Dolly. A composição começa com uma cantiga de ninar, belíssima”, concluiu.
O concerto faz parte do projeto Quintas Musicais promovido pelo Governo do Estado através da Funesc.
Comentários