icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Orquestra homenageia músico Radegundis Feitosa nesta quinta

‘Réquiem para um Trombone’, é a peça que dá nome ao concerto  gratuito em homenagem à memória de Radegundis, falecido ano passado. Concerto será noCine Teatro Banguê.

Publicado em 30/06/2011 às 12:00

Tiago Germano
Do Jornal da Paraíba

À meia-luz do Cine Teatro Bangüê, um trombone faz soar de sua campana um lamento existencial inspirado em perguntas para as quais até hoje, um ano depois da morte de Radegundis Feitosa (1962-2010), amigos, familiares e admiradores do músico ainda não encontraram respostas: qual o sentido da vida? Por que é tão súbita a morte?

A cena, que poderá ser vista quinta-feira (30), às 20h, em João Pessoa, é o primeiro movimento do ‘Réquiem para um Trombone’, peça que dá nome ao concerto gratuito em homenagem à memória de Radegundis, falecido ano passado num acidente automobilístico que ceifou a vida dos também músicos Luiz Benedito (1941-2010), Roberto Ângelo Sabino (1969-2010) e Ademilton França (1986-2010).

Veja outras opções de lazer.

Composta por Eli-Eri Moura, a peça em onze movimentos reúne 90 performers, entre solistas, coro e orquestra, alguns deles colegas e alunos de Radegundis que vão subir ao palco prestigiado, em vida, pelo então trombonista da Orquestra Sinfônica da Paraíba e do Sexteto Brass’il.

“Reger a peça em João Pessoa era um desejo pessoal meu, já que foi aqui na cidade que Radegundis atuou e deixou seu legado de inspiração, motivação e generosidade”, diz Eli-Eri Moura ao Jornal da Paraíba. O maestro conduz pela primeira vez a execução da própria obra, já que sua estreia nas salas de concertos se deu em dezembro de 2010 através da batuta do regente Rafael Garcia.

A apresentação abriu a 13ª edição do festival ‘Virtuosi’ de música erudita, em Pernambuco, e emocionou o público com a lembrança ainda recente do velho Radega, um dos trombonistas mais queridos e respeitados de sua geração.

O ‘Réquiem para um Trombone’ foi comissionado pela curadora do ‘Virtuosi’, Ana Lúcia Altino, que foi também quem batizou a composição. Segundo Eli-Eri, em Recife a peça foi apreciada pelo público em sua versão para orquestra de cordas e coro reduzido. Em João Pessoa, ela ganha interpretação de uma orquestra completa, com 50 instrumentos, e um coro de 40 vozes.

Os solistas

Sandoval Moreno (trombone) e José Henrique Martins (piano) são os solistas que se unem à Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa neste que será o quarto concerto da temporada para os músicos, que têm Carlos Anísio como regente titular.

A eles somam-se as sopranos Izadora França e Christiane Alves, que estarão à frente do Coro Sonantis, formado por alunos de canto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que têm acompanhado Eli-Eri Moura nas trilhas sonoras para a Paixão de Cristo da cidade de João Pessoa.

“Muitos destes profissionais devem a sua decisão de fazer música ao espírito de Radegundis”, atesta Eli-Eri, que explicou que o convite para que Sandoval Moreno empunhasse o trombone nos solos do ‘Réquiem...’ tem uma razão bastante especial: “Sandoval e Radegundis eram amigos de infância e vieram juntos de Itaporanga à capital em 1981, estudar música na mesma turma da UFPB em que me formei”, lembra.

“O trombone tem um caráter figurativo na concepção da peça. Ele representa, no prólogo, o próprio Radegundis procurando respostas a perguntas que tentam ser respondidas nos outros movimentos, durante o resto do concerto”.
No imaginário do compositor, o coro representa a hoste de anjos que conduz Radegundis do plano terreno para o espiritual, guiando com suas vozes o longo caminho rumo ao firmamento.

Leia matéria completa na edição desta quinta-feira (30) do Jornal da Paraíba

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp