icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Orquestra Jovem celebra semana da criança em concerto

Apresentação de quatro obras inéditas acontece nesta quinta-feira (14), em João Pessoa, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do violoncelista Thomaz Luiz Rodrigues.

Publicado em 12/10/2010 às 14:12

Da Funesc-PB

Quatro obras inéditas, executadas pela primeira vez na Paraíba, fazem parte do 6º concerto oficial da temporada 2010 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que será apresentado em homenagem às crianças nesta quinta-feira (14), às 20h30, no cine-teatro Bangüê, do Espaço Cultural José Lins do Rego. Sob a regência do maestro-titular Luiz Carlos Durier, o concerto terá composições de Tchaikovsky, Respighi, Dvorak e Ravel.

O concerto integra o projeto Quintas Musicais e terá entrada franca. O violoncelista paraibano e integrante da Jovem, Thomaz Luiz Rodrigues, que se apresentará pela primeira vez diante de uma grande orquestra, será o solista.

Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural

Quer ir ao cinema? Consulte a programação dos filmes em cartaz

A OSJPB inicia a apresentação especial pela Semana da Criança executando “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky (1840-1893), seguida por “Adágio”, com variações para violoncelo e orquestra, de Ottorino Respighi (1879-1936), que terá a participação de Thomaz Luiz Rodrigues. Depois do intervalo, será a vez das obras ‘Suíte Americana, Op. 98b’, de Antonin Dvorak (1841-1904), e ‘Rapsódia Espanhola’, de Maurice Ravel (1875-1937).

Segundo o maestro Luiz Carlos Durier, do ballet ‘Quebra-Nozes’, de Tchaikovsky, o público vai ouvir o “Pas de deux”, música de grande efeito emotivo. “O tema principal tem como base apenas uma escala de Sol Maior descendente, no entanto, o segredo de tanta beleza está na orquestração de apelos grandiosos. Na abertura do concerto está a justa homenagem às crianças do Brasil e do mundo”, completa.

Ele lembra que no segundo momento, a estreia é dupla: a do solista e a do “Adágio”, com variações para violoncelo e orquestra, de Ottorino Respighi, compositor italiano conhecido pelos poemas sinfônicos “Fontes” e “Pinheiros de Roma”, que fez em homenagem ao seu país. Na opinião do maestro, é uma obra de grandes desafios técnicos e musicais, que permite ao solista demonstrar suas habilidades artísticas.

A “Suíte Americana, Op. 98b”, de Antonin Dvorak, originalmente foi escrita para piano e obteve grande amplitude e efeitos sonoros após a orquestração do próprio autor. Contém cinco movimentos bem distintos. No primeiro deles, tem a marca e influência do estilo da música americana, nos demais há uma mescla de música tcheca.

“O final será em grande estilo: a ‘Rapsódia espanhola’, de Maurice Ravel”, diz Durier, observando que será um grande momento devido aos grandes desafios técnicos e musicais desta obra. “Aqui, o trabalho do gênio se mostra rico em efeitos sonoros e timbrísticos em todos os naipes da orquestra. Soa vibrante, alegre e apoteótico”, explica.

SERVIÇO

Quintas Musicais – Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Thomas Luiz Rodrigues
Quando: Quinta-feira, 14 de outubro, às 20h30
Onde: Cine-teatro Bangüê (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – tel.: 3211.6281)
Quanto: Entrada franca

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp