CULTURA
Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com convidados
Além de Marcos Arakaki na regência, OSPB recebe também outro integrante, o clarinetista Carlos Rieiro.
Publicado em 16/05/2017 às 20:47
A Orquestra Sinfônica da Paraíba recebe esta semana dois dos seus ex-integrantes. O 5º Concerto Oficial da Temporada 2017 será nesta quinta-feira (18), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Os ingressos custam R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).
Na ocasião, a apresentação terá regência do maestro paulista Marcos Arakaki, que foi regente titular da OSPB no período de 2007 a 2010, e a participação, como solista, do clarinetista argentino Carlos Rieiro, que atuou como músico e diretor executivo da orquestra paraibana.
Atual regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Arakaki volta à Paraíba como regente convidado para este concerto, cujo programa começa com a execução de ‘Três Peças Nordestinas – Reino de Pedra, Aboio e Galope’, do compositor, arranjador, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira (1932), autor de frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica.
A relação de Clóvis Pereira com a Paraíba inclui a atuação como professor da UFPB e regente do Coral Universitário da Paraíba, grupo com o qual representou o Brasil no Fourth International Choir Festival, em 1974, nos Estados Unidos.
Concerto de Aleh Ferreira
O ‘Concerto para Clarineta e Orquestra, Op. 37’, do bandolinista, arranjador e compositor paulista Aleh Ferreira (1966), vem em seguida. Músico autodidata, Aleh Ferreira apresenta obras clássicas e também populares brasileiras. Além de choros refinados, compôs as primeiras suítes brasileiras para violoncelo solo e escreveu ainda concertos para flauta e orquestra sinfônica, para oboé e orquestra de cordas e para violoncelo e orquestra de cordas.
Comentários