CULTURA
Orquestra Sinfônica faz concerto com regente convidado
João Guilherme Ripper, do Rio de Janeiro, comanda os músicos em apresentação que terá obras de Mozart, Johann Strauss, Bedrich Smetana e dele próprio.
Publicado em 04/06/2009 às 9:31
Renato Félix, do Jornal da Paraíba
O concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba terá hoje um maestro convidado: João Guilherme Ripper (foto), do Rio de Janeiro. Ele comanda os músicos numa apresentação que terá obras de Mozart, Johann Strauss, Bedrich Smetana e dele próprio, e que será no Cine Bangüê, às 20h30. A entrada é franca.
Mestre em, composição e regência pela UFRJ e doutor em composição pela Catholic University of America, de Washington, ele já recebeu distinções como ter um concerto dedicado à sua música de câmara na Universidade de Minnesota, em 2008, e ter recebido da Osesp a encomenda de uma obra para solistas, coro e orquestra.
Como regente, já dirigiu a Orquestra Sinfônica Nacional e a Orquestra Sinfônica da Província de Cuyo (na Argentina), entre outras. Foi, também, o fundador e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Pantanal, no Mato Grosso do Sul.
“Variações em memoriam”, da autoria do maestro, abre o concerto de hoje. Será seguida por “Sinfonia nº 35, ‘Haddnem’”, de Mozart, “Moldária – Poema sinfônico” de Bedrich Smetana, e “Valsa do Imperador” de Johann Strauss.
Comentários