icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Os livros que vêm por aí

Editoras ampliam catálogos e anunciam lançamentos previstos para os próximos meses no Brasil; biografias estão em alta.

Publicado em 08/01/2014 às 6:00

Ano começando e as editoras brasileiras já anunciam os lançamentos previstos para os próximos meses. Depois do alto investimento na ampliação do catálogo de autores nacionais, sobretudo na ficção, o mercado volta a atender a demanda das listas de mais vendidos fora do país e das premiações que costumam revelar nomes ainda não traduzidos no Brasil.

Exemplo disso é a escritora nova-zelandesa Eleanor Catton, ganhadora do Man Booker Prize, outubro passado. A Globo Livros já comprou os direitos de The Illuminuries, livro que lhe rendeu o posto de vencedora mais jovem do prêmio, com 28 anos. O épico de 832 páginas se passa na Nova Zelândia do século 19 e está na agenda do selo Biblioteca Azul, que também tem na agenda de lançamentos a aguardada autobiografia do vocalista dos Smiths, Morrissey.

As biografias estão em alta, a reboque da polêmica do ano passado. A mais aguardada é, talvez, Salinger, de Share Salerno e David Shields, a respeito do autor do controverso O Apanhador no Campo de Centeio. A biografia sai este mês pela Intrínseca e se junta a outra do gênero, Salinger: uma Vida, de Keneth Slawenski, lançada em 2011 pela LeYa Brasil.

Outros artistas que ganham biografias este ano são o guitarrista Santana; a estilista Viviane Westwood; o vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant; o astro do rock morto em outubro, Lou Reed (1942-2013); o ex-beatle George Harrison (1943-2001); e o guitar hero Jimmy Hendrix (1942-1970).

Depois do quadrinho Johnny Cash: Uma Biografia (InVerso), de Reinhard Kleist, e Cash: A autobiografia de Johnny Cash (LeYa Brasil), publicadas, respectivamente, em 2009 e 2013, o cantor e compositor country ganha nova biografia este ano. O Metallica solta o primeiro volume da história da banda.

E há a expectativa em torno do único trabalho do gênero autorizado pelo Rei: Collector's Book Roberto Carlos, uma fotobiografia com tiragem numerada e limitada em 3.000 exemplares. Fora do âmbito da polêmica, Chico Buarque volta à literatura com um romance que a Cia. das Letras agendou para setembro.

A editora também tem em seu cronograma dois esperadíssimos calhamaços de David Foster Wallace (1962-2008): Infinite Jest (que chega às lojas em uma edição com pouco mais de mil páginas) e The Pale King (metade disto: 500 páginas).

Um evento que promete movimentar as gráficas é a memória dos 50 anos de Ditadura Militar no Brasil (1964-1985): chega às estantes no próximo mês, pela Cosac Naify, a coletânea de narrativas breves Você Vai Voltar pra Mim e Outros Contos, baseada em relatos ouvidos pelo jornalista Bernardo Kucinski na Comissão da Verdade de São Paulo.

A aposta para best-seller é o suíço Joe Dicker, que desbancou o fenômeno Cinquenta Tons de Cinza na Europa e chega por aqui em junho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp