CULTURA
Os malditos criadores e suas criaturas maravilhosas
Documentário que será exibido nesta terça (13) no Fest Aruanda nos põe em diálogo com os maiores cartunistas nacionais.
Publicado em 13/12/2011 às 6:30
Daniel Garcia e Daniel Paiva são autores da publicação independente de quadrinhos Tarja Preta, atualmente no seu sétimo número. Além da paixão pelas HQs, um outro objetivo pairava sobre as cabeças da dupla: descortinar o cotidiano dos profissionais do gênero.
"Queríamos dar imagem pra esses caras que a gente lê todos os dias", conta por telefone Daniel Paiva, codiretor do documentário Malditos Cartunistas (Brasil, 2011), longa que será exibido gratuitamente nesta terça, às 20h45, no 'Fest Aruanda', em João Pessoa.
Desde 2007, Garcia e Paiva colhiam depoimentos dos principais cartunistas do país, entre eles nomes como Ziraldo, Jaguar, Adão Iturrusgarai, Angeli, Laerte (antes de ser crossdressing), Allan Sieber, André Dahmer, Arnaldo Branco, Caco Galhardo, Fernando Gonsales, Guazzelli, Lourenço Mutarelli, Marcatti, Márcio Baraldi, Nani, Ota e até de Glauco, morto em março do ano passado.
O documentário também traceja as linhas da história política do país, a censura no período da Ditadura Militar guilhotinando publicações como O Pasquim, e as edições de sucesso na Abertura Política como a Chiclete com Banana.
Segundo Daniel Paiva, a ideia se concretizou da melhor forma independente de produção, marca registrada das atribulações concernentes da vida dos cartunistas. "Foi tudo com a verba nossa, na raça, com a câmera emprestada", garante.
Foram mais de 60 horas de material, onde a dupla "deixava a câmera ligada no canto e trocava ideias com seus ídolos".
Curiosidades chamam a atenção no trailer de Malditos Cartunistas.Uma delas é a escassa presença feminina no gênero, que tem Hilde Weber (1913-1994) como pioneira no Brasil. A gaúcha Fabiane Bento Langona, mais conhecida como Chiquinha, foi a única entrevistada na produção. "Isso é uma questão do filme", aponta Paiva. "Não se tem uma explicação muito certa."
Outra é a presença do 'pai' da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que, segundo o diretor, é tratado mais como assunto do que personagem. "O objetivo dele foi montar uma empresa de entretenimento."
BLOG DE CINÉFILO
Será lançado hoje, na programação do Fest Aruanda, às 20h, o blog Imagens Amadas (imagensamadas.com), do jornalista João Batista de Brito.
Os interessados vão encontrar artigos, ensaios, resenhas e matérias que analisam a relação de filmes com as questões literárias.
Também estarão disponíveis no blog cinco livros do crítico cinematográfico.
Comentários