CULTURA
Os melhores da PB
Cerimônia de premiação da Academia Paraibana de Cinema acontece neste sábado (28) no Cine Mirabeau.
Publicado em 24/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 12/05/2023 às 14:36
A Academia Paraibana de Cinema (APC) anunciou ontem os filmes que serão agraciados com o Troféu APC este ano. A cerimônia de premiação será no próximo sábado, às 10h, no Cine Mirabeau (no bairro do Bessa), em João Pessoa. Na ocasião, será conferido um prêmio especial ao crítico João Batista de Brito e celebrado um convênio entre a APC e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a construção do Memorial Linduarte Noronha do Cinema Paraibano.
Entre os longas-metragens, Ferrolho, de Taciano Valério, foi o grande vencedor na categoria ficção e Ariano: Suassunas, de Claudio Brito, na categoria documentário; entre os curtas, O Terceiro Velho, de Marcus Villar, ficou com o prêmio de melhor ficção e Queima, de Diego Benevides, conquistou o título de melhor documentário. É a quarta vez que a APC organiza o certame e a eleição é feita a partir dos votos de uma comissão formada por cinco membros do quadro de acadêmicos.
Segundo Wills Leal, presidente da APC, a escolha dos filmes é eminentemente técnica e o júri assistiu a 90% de toda a cinematografia produzida na Paraíba este ano. "Foi difícil chegar a um consenso, pois tivemos muitos filmes bons tanto na capital quanto no interior", declara o acadêmico, que comparece à premiação, no sábado, ao lado da reitora da UFPB, Margareth Diniz.
CONVÊNIO
O convênio com a instituição prevê a instalação do Memorial Linduarte Noronha no campus I da universidade, aproveitando o acervo da UFPB que documenta a história do cinema paraibano entre as décadas de 1960 e 1980. "De acordo com o termo de cooperação, a UFPB irá nos fornecer toda a logística para que batalhemos pela verba federal que irá levar este projeto adiante", sublinha Wills Leal. "
O crítico João Batista de Brito receberá um prêmio especial da APC pelos 30 anos de pesquisa cinematográfica. João Batista foi tema do documentário O Homem que Vê no Escuro, filme dirigido por Mirabeau Dias que foi exibido em outubro no Zarinha Centro de Cultura.
CONFIRA OS FILMES QUE SERÃO PREMIADOS:
Longa-metragem ficção: "Ferrolho", de Taciano Valério
Longa-metragem documentário: "Ariano: Suassunas", de Claudio Brito
Curta-metragem ficção: "O Terceiro Velho", de Marcus Villar
Curta-metragem documentário: "Queima", de Diego Benevides
Prêmio especial: João Batista de Brito
Comentários