CULTURA
Os sertanejos descolados
Com quatro faixas inéditas e músicas repaginadas, CD e DVD 'Do Tamanho do Nosso Amor' de Chitãozinho e Xororó chega às lojas.
Publicado em 05/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:17
Não é todo artista que pode se dar ao luxo de, ao final de um show, puxar os primeiros versos de uma canção gravada há mais de 10 anos e se calar, deixando a multidão entoar a letra, sem nenhum acompanhamento, de cabo a rabo, durante mais de três minutos.
Foi o que aconteceu com Chitãozinho e Xororó quando gravaram o CD e DVD ao vivo Do Tamanho do Nosso Amor (Universal). A música em questão, 'Evidências', é um dos clássicos que a dupla repaginou neste registro que acaba de chegar às lojas com quatro faixas inéditas.
“'Evidências' é uma canção que a gente lançou em 1990 e nunca mais saiu do show”, comentou Xororó, em entrevista por telefone ao JORNAL DA PARAÍBA. “Aquele momento foi super espontâneo. O público não sabia que seria gravado e o Bruno (Trindade, que dirigiu o DVD junto com André Lopparelli) pediu pra gente fazer alguma coisa a capela. Foi tão bonito e tão emocionante que não deu pra deixar de fora.”
MAIS 40 ANOS
Tão bonito e tão emocionante que Xororó não se conteve: ao final da gravação, com a voz meio embargada, ele confessa: “Juro por Deus, se eu aguentasse eu ainda cantava mais 40 anos com vocês”, ao que Chitão, bem-humorado, rebate: “Eu acho que não vai dar”. Uma pena. Se as cordas vocais aguentassem, seriam outras quatro décadas de sucesso para os sertanejos que melhor souberam casar sua música com outras vertentes aparentemente inconciliáveis.
A prova? Do Tamanho do Nosso Amor traz, em seu repertório, composições de Djavan, Lenine, Raul Seixas e a participação de nada menos que um rapper: o paulistano C4bal, introduzido por Júnior, que também participa do DVD com a banda Dexterz.
Xororó explica a mistura: “Viajando o Brasil e ouvindo rádio, no interior, a gente percebeu que nossas músicas antigas eram muito executadas, mas tinham uma sonoridade antiquada", diz ele. "Aí a gente teve essa ideia de fazer uma gravação ao vivo, com uma nova roupagem e convidou o Fernando (Zor, da dupla Fernando e Sorocaba) para fazer a produção e dar uma cara nova ao repertório mais tradicional.”
CANTORA LANÇA ÁLBUM DUPLO
Quem também repaginou o repertório e pôs mais uma vez à prova a sua empatia com o público neste fim de ano foi a cantora Paula Fernandes. No álbum duplo Um Ser Amor (Universal), que também sai em DVD e Blu-ray, a mineira que estourou em 2011 com o seu primeiro registro ao vivo retorna ao palco em uma superprodução do canal pago Multishow.
O destaque fica por conta de 'Não fui eu', uma das oito canções inéditas que complementam a sequência de sucessos como 'Não precisa', 'Eu sem você' e 'Se o coração viajar'.
A 'rainha' Roberta Miranda participa da regravação de 'A majestade, o sabiá' e a dupla Zezé Di Camargo & Luciano da versão de 'Coração na contramão'.
Paula também continua investindo na carreira internacional. No 2º CD, além de 'Long live', faixa na qual divide os vocais com Taylor Swift, há três canções em inglês: 'I'm gonna getcha good!', 'Whose bed have yours boots' e 'Man! I feel like a woman', pout-pourri com hits de Shania Twain. Em tempo: as duas beldades acabaram de anunciar parceria para 2014.
Comentários