CULTURA
Os vigaristas na alta roda
Indicado ao Oscar, longa metragem 'Trapaça' estreia a partir desta sexta-feira (07) nas salas de cinema de João Pessoa.
Publicado em 07/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:13
Pessoas que tentam se reinventar na vida. Essa ação está presente nos três mais recentes filmes de David O. Russell: O Vencedor (2010), seguido de O Lado Bom da Vida (2012), e passando por Trapaça (American Hustle, EUA, 2013), longa-metragem que estreia a partir desta sexta-feira nos cinemas de João Pessoa.
Outra semelhança que a trinca tem em comum são as várias indicações ao Oscar. O Vencedor teve sete e venceu na dobradinha de coadjuvantes com Christian Bale e Melissa Leo.
Já O Lado Bom da Vida aumentou mais uma categoria. Das oito indicações, Jennifer Lawrence levou a estatueta dourada de Melhor Atriz. Por fim, Trapaça está concorrendo a 10 prêmios da Academia de Hollywood, indicações que igualam com o filme espacial do mexicano Alfonso Cuarón, Gravidade.
Todos os três longas de Russell foram indicados a Melhor Filme, Diretor, Coadjuvantes, Roteiro e Montagem.
Outra característica interligada aos filmes é a ciranda de atuações. Para Trapaça, o realizador norte-americano chamou de O Vencedor o Christian Bale e Amy Adams. De O Lado Bom da Vida, foram recrutados Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro.
A nova produção se passa na Era Disco dos anos 1970, época de Os Embalos de Sábado à Noite, e conta a história de um vigarista nato (Bale), que, juntamente com sua parceira igualmente esperta e amante (Adams), é obrigado a trabalhar como ‘dedo-duro’ para um agente do FBI (Cooper), que os atrai ao mundo mafioso do tráfico de influências. Encurralado entre os vigaristas e os agentes federais está um político passional e volátil (Jeremy Renner). Já a esposa imprevisível do protagonista (Lawrence) pode ser a responsável por puxar o fio da meada que derrubará todo o mundo do trapaceiro.
Bale chegou a declarar que muito do filme foi improvisado.
Durante as filmagens, ele alertou ao diretor se ele estava ciente que esse ritmo poderia descarrilhar o enredo. Russell retrucou: “Eu odeio enredos. Meu negócio são os personagens”.
Talvez isso justifique todas as indicações ao Oscar do seu elenco de Trapaça.
O RETORNO DE JACK RYAN
Além de Trapaça, ação, desafios de veteranos, animação e documentário marcam as estreias do final de semana.
Jack Ryan, o personagem mais famoso do romancista Tom Clancy está de volta ao meio cinematográfico.
Depois de ser interpretado por Alec Baldwin em Caçada ao Outubro Vermelho (1990), encarado por duas vezes por Harrison Ford em Jogos Patrióticos (1992) e Perigo Real e Imediato (1994), e substituído por Ben Affleck em A Soma de Todos os Medos (2002), chegou a vez de ser contada a origem do personagem.
Desta vez Chris Pine (o Capitão Kirk da nova franquia do Star Trek) vai encarar os perigos em Operação Sombra: Jack Ryan (Jack Ryan: Shadow Recruit, EUA, Rússia, 2014), filme que estreia apenas em João Pessoa nesta sexta-feira.
No longa, o agente é mandado a Moscou para trabalhar como consultor financeiro de um bilionário. O empregador, na verdade, arma para que Ryan leve a culpa por um ataque terrorista aos EUA.
Dirigido por Kenneth Branagh (Thor), que também faz o vilão russo, o filme tem Keira Knightley (Desejo e Reparação) e Kevin Costner (O Guarda-Costas) no elenco.
Outra aventura que entra em cartaz é Hércules (The Legend of Hercules, EUA, 2014), que conta a história do semi-deus (Kellan Lutz, de Imortais), que deve enfrentar inimigos para poder viver um romance com sua amada (a francesa Gaia Weiss), que já está prometida ao seu próprio irmão.
Dirigido por Renny Harlin (Duro de Matar 2), o filme se encontra em João Pessoa (em 3D) e Campina Grande (2D).
Os diretores de Tá Chovendo Hambúrguer (2009), Phil Lord e Chris Miller, dirigem Uma Aventura Lego (The Lego Movie, EUA, 2014), baseado nos famosos brinquedos de montar.
Na trama, embora seja igual a qualquer outro Lego, Emmet é confundido com um extraordinário construtor de estruturas e acaba entrando para a fraternidade de heróis em uma jornada para impedir que um tirano cole para sempre todas as peças do universo.
A animação também estreia na capital paraibana e em Campina Grande.
Apenas com sessões em João Pessoa, é lançado hoje o documentário de Maria Augusta Ramos, a mesma diretora de Justiça (2004): Morro dos Prazeres (Brasil, Holanda, 2013), que mostra uma crônica sobre o dia a dia de uma comunidade do Rio de Janeiro um ano depois da instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Por fim, apenas em CG, estreia Ajuste de Contas (Grudge Match, EUA, 2013). Sylvester Stallone e Robert De Niro são lutadores aposentados que decidem subir ao ringue para o último confronto histórico. No passado, Stallone fez Rock, um Lutador (1976) e De Niro já foi o Touro Indomável (1980).
Comentários