CULTURA
Oscar traz na disputa mais filmes inspirados em livros
Único best-seller da categoria que não ganhou sua versão em português foi do filme O Homem que Mudou o Jogo.
Publicado em 12/02/2012 às 8:00
Entrando em cartaz, em uma livraria perto de você, as estrelas do cinema tiram toda a maquiagem iconográfica de Hollywood para vestir-se de descrições das obras que estampam os seguintes dizeres nas suas capas: “O livro que deu origem ao filme”.
Assim como as estreias dos concorrentes são enfileiradas nas semanas que antecedem a premiação do Oscar 2012, no dia 26 de fevereiro, as editoras aproveitam o merchandising gratuito para lotar as prateleiras das livrarias com edições que inspiraram os indicados.
Não é raro ver a capa do livro com uma cinta ou adesivo que tratam de chamar a atenção ao filme, servindo de indumentária.
Um exemplo disso é o primeiro tomo da Trilogia Millennium, Os Homens que Não Amavam as Mulheres.
Especificamente, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, apenas Tudo pelo Poder, drama político dirigido por George Clooney, é baseado em outro veículo sem ser o literário (no caso, uma peça da Broadway).
Ainda nesta categoria, a obra O Espião que Sabia Demais, do romancista britânico John le Carré, saiu do limbo do esquecimento dos anos 1970 e voltou a ser publicada, agora pela Record. A editora não divulgou se vai relançar os outros livros da chamada Trilogia Karla: Quase um Colegial e A Vingança de Smiley.
Mantido pelo diretor Alexandre Payne, a ideia original de Os Descendentes só foi traduzida e impressa por aqui devido à estreia do longa estrelado por George Clooney.
Publicado no país em outubro de 2007, o calhamaço infantil de mais de 500 páginas A Invenção de Hugo Cabret, que rendeu nos cinemas a primeira incursão de Martin Scorsese pelo 3D, também concorre como roteiro.
O único best-seller da categoria que não ganhou sua versão em português foi do filme O Homem que Mudou o Jogo, o não ficção Moneyball - The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis.
Comentários