CULTURA
OSPB interpreta Guerra Peixe e Tchaikovsky no Quintas Musicais
Terceiro concerto da temporada 2009 terá regência de Luiz Carlos Durier. Repertório terá Oscar Lorenzo Fernández, César Guerra-Peixe e Piotr Tchaikovsky.
Publicado em 16/04/2009 às 8:33
Renato Félix, do Jornal da Paraíba
A Orquestra Sinfônica da Paraíba vai do Brasil à Rússia no concerto da noite desta quinta-feira (16) - o terceiro da temporada 2009 de apresentações. A regência, desta vez, será de Luiz Carlos Durier e a apresentação começa às 20h, no Cine Banguê.
São dois compositores brasileiros. Abrindo o concerto, de Oscar Lorenzo Fernández, a OSPB interpreta o “Batuque - Dança de negro”. “Ela faz parte da suíte ‘Reisado do Pastoreio’, e é a obra mais festejada e reconhecida internacionalmente de Lorenzo Fernandez”, conta, no material de divulgação, o maestro. “Batuque” estreou em 1929.
De César Guerra-Peixe, nascido em Petrópolis, mas que viveu em Recife por muito tempo, o público vai ouvir o “Mourão”. A música foi composta para ser o som de fundo de um programa radiofônico na capital pernambucana. Anos depois, Ariano Suassuna pediu, em nome do movimento armorial, para que autorizasse o ex-aluno Clóvis Pereira a orquestrar a peça.
Após o intervalo, e a vez da obra de Piotr Tchaikovsky. A “Sinfonia nº 2 em dó menor”, conhecida como “Pequena Rússia”. Ela foi composta em 1872 e foi revista pelo compositor entre o fim de 1879 e início de 1880. “Esta sinfonia deve o seu apelido ao fato de o compositor ter usado temas e canções do folclore russo”, diz o regente.
Comentários