CULTURA
Outros horizontes
Com nova formação, grupo Meio Free lança novo disco e segue disposto a conquistar o país com suas influências mescladas a rock ‘n’ roll.
Publicado em 24/07/2012 às 6:00
Com disco novo e estabelecido em São Paulo, o grupo Meio Free segue com a disposição de quem joga War: querendo conquistar 18 territórios! Ou os 26 estados e o Distrito Federal que compõem a República Federativa do Brasil. Morando ao lado das grandes gravadoras, da grande mídia e de um público mais abrangente, o grupo planeja voos mais altos do que alcançou de 2007 até agora, baseado em João Pessoa.
Para chegar ao objetivo, o grupo lança os dados sobre dez faixas novinhas em folha, repertório que compõe o novo trabalho, Peso de Menino e Jeito de Homem, e apresenta uma nova formação, capitaneada pelo incansável vocalista, guitarrista e letrista Pedro Faissal. A ele se juntaram dois velhos conhecidos: Augusto Melo (baixos, efeitos e backing vocals) e Gutemberg Almeida (bateria e backing vocals), companheiros de Pedro no extinto Projeto50.
O independente Peso de Menino e Jeito de Homem, que será lançado esta semana na web, junto com o novo site www.meiofree.com.br , é o segundo trabalho do grupo e está a léguas de seu antecessor, Globalizado Só os Tênis (2009) em termos de sonoridade, letras e coesão. Não é só o melhor trabalho do grupo até aqui, mas também um dos melhores lançamentos do ano na Paraíba.
As influências de Jorge Ben Jor e Mundo Livre S/A continuam lá, mescladas a rock ‘n’ roll, hard-rock, grunge e funk. O resultado são ótimas faixas, como ‘Peso de menino e jeito de homem' (dos versos "Mais perto de Deus / e longe dos meus / aprendendo a voltar pra casa"), ‘Um dia de cada vez’, ‘O céu se abriu’ e 'Não vai não, vai'.
O disco também traz duas boas faixas instrumentais, a pedrada ‘Drop livre’ e a funkeada ‘Samba trip’ (que chega a lembrar os Pixies), e ainda flerta com o forró na faixa que fecha o álbum, ‘Direto’.
O disco foi trabalhado ao longo de 2011 pelos antigos integrantes - o baixista Gabriel Araújo e o baterista Bruno Torrez - e finalizado em julho, por Pedro, no estúdio Gota Sonora, em João Pessoa. Com o disco debaixo do braço, o vocalista partiu para Sampa, onde reuniu a nova formação.
“Todo power trio traz uma pegada mais rocker”, avalia Pedro. “E a nossa formação foi na escola do rock ‘n’ roll, então nada mais natural que, agora, o Meio Free soe mais intenso”, acrescenta o cantor e compositor, que também é psicólogo e atende em João Pessoa.
Parte da proposta vem do velho sangue novo. Gutemberg Almeida, o Guga, se integra ao Meio Free aquecido pelos anos dedicados ao Zefirina Bomba. Augusto vem amaciado com o baixo firme do Projeto 50. E o maestro Pedro Faissal conduz o trio com suingue, balanço e, claro, rock ‘n’ roll!
REDE SOCIAL
Além de ir para São Paulo, o grupo tem investido nas redes sociais. Na fanpage do Meio Free www.facebook.com/Meiofree é possível ver dois clipes desse novo trabalho: o ótimo ‘Peso de menino e jeito de homem', gravado em João Pessoa sob a direção de Hiram de Castro, com a formação anterior - com Tiago Sombra e Bruno Torrez -, e ‘Jogo de cintura’, gravado ao vivo no estúdio, já em São Paulo, com Guga e Augusto.
Além do álbum virtual, o CD está a caminho. Em São Paulo, o grupo estabeleceu a lendária loja Baratos & Afins, da Galeria do Rock, como ponto de vendas (em João Pessoa, o CD deverá ir para Música Urbana e Furtacor) e mantém contato com revistas de grande porte, como a Rolling Stone e Dynamite.
“Por enquanto, a gente está só preparando o terreno, fazendo contatos e ensaiando”, conta Pedro, que se divide entre o QG do grupo em São Paulo e seu consultório na Paraíba. Assim, a banda segue em busca do objetivo maior, sucesso!
Comentários