CULTURA
Papagaio sambista
Ele é um dos mais brasileiros dos personagens dos estúdios da Disney.
Publicado em 11/11/2012 às 18:50
José Carioca, Joe Carioca, ou apenas Zé Carioca, é o personagem mais brasileiro dos estúdios da Disney e foi concebido a partir da 'Política da Boa Vizinhança' criada pelo governo dos Estados Unidos para o período da Segunda Guerra Mundial. A política consistia em um esforço para aproximação cultural entre os norte-americanos e a América Latina, além da troca de tecnologia por apoio político.
Nesse contexto, o papagaio sambista surgiu com uma aparição no filme Alô, Amigos (1942). O longa-metragem, que foi o sexto dos estúdios da Disney, tem quatro segmentos, cada um mostrando desenhos da cultura e de cenários de diferentes países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela.
Em seu segmento, intitulado ‘Aquarela do Brasil’, Zé Carioca mostra as maravilhas do Rio de Janeiro ao Pato Donald, inclusive a cachaça, e o ensina a sambar. Toda a animação é embalada pelas músicas ‘Aquarela do Brasil’ (composta por Ary Barroso) e ‘Tico-tico no fubá’ (de Zequinha de Abreu e eternizada na voz de Carmem Miranda).
O filme acabou recebendo três indicações ao Oscar em 1943, nas categorias de Melhor Trilha Sonora de Filme Musical, Melhor Som e Melhor Canção Original.
Dois anos depois, a Disney lançou outra animação com o mesmo argumento, o Você Já Foi à Bahia?. No longa, Zé Carioca convida o Pato Donald – o mesmo personagem esquentado que contracena com ele no longa-metragem de 1942 – para visitar novamente o Brasil, mas dessa vez para visitar a região Nordeste, mais especificamente as terras baianas.
Comentários