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CULTURA

Papel masculino em cena

Autor aborda a noção de masculinidade hegemônica versus masculinidade subalterna, além de analisar tipos regionais.

Publicado em 20/03/2012 às 6:30


O conflito entre duas matriarcas. De um lado, a cigana Ludovina. Do outro, a sertaneja Mariana. Com rixas do passado mal resolvidas, elas se prendem em uma arapuca do destino: como a famosa tragédia shakesperiana, o filho de uma se apaixona pela filha da outra. A situação caminha para a inevitável encruzilhada, onde a rusga entre famílias será colocada em xeque.

O texto de As Velhas, uma das mais famosas peças teatrais da norteriograndense Lourdes Ramalho, serve de análise para o paraibano João Dantas Filho, autor de Homens Nordestinos em Cena (184 páginas, R$ 5,00), e-book lançado pela editora Marca de Fantasia.

Dantas foca nos personagens homens da obra, desabrochando as tensões e relações da masculinidade no texto de Ramalho.

“Fiz o espetáculo durante oito anos pela companhia Contratempo (de João Pessoa), sob direção de Duílio Cunha”, revela o pesquisador e ator. Ele encarnou o personagem José, filho da cigana Ludovina, que se torna o pivô do novo conflito e também do seu estudo.

A partida para Dantas, que tinha uma visão “voltada para a encenação” em si, foi a curiosidade de analisar o “outro lado” da produção textual da autora. “O ponto de vista da mulher na dramaturgia de Lourdes é o seu carro-chefe”, aponta. “Os homens servem para compor o equilíbrio na obra". “Não estou criticando as mulheres de Lourdes. Também não estou puxando o saco dos homens", avisa.

Homens Nordestinos em Cena - Relações/Tensões de Masculinidades em As Velhas, de Lourdes Ramalho foi resultado de seu Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), defendido em maio de 2007. A edição virtual da Marca de Fantasia traz o texto na íntegra, visando compreender os procedimentos estéticos que a dramaturga utiliza, no sentido de apresentar, mediante a formalização estética, visões em torno das masculinidades na sociedade.

Dantas discorre a noção de masculinidade hegemônica versus masculinidade subalterna, trava um diálogo com a sua fortuna crítica, além de abordar questões direcionadas à compreensão dos tipos regionais nordestinos, o que conduz a uma análise do tema no universo da Lourdes Ramalho, como Os Mal-Amados, Romance do Conquistador e O Trovador Encantado.

'NORDESTE' PORTUGUÊS
Na dramaturgia paraibana, o texto As Velhas foi transposto pela primeira vez em Campina Grande, nos anos 1970, na montagem do Grupo do Centro Cultural Pascoal Carlos Magno, sob direção de Rubens Teixeira.

João Dantas Filho chama a atenção da capa, de autoria do fotógrafo português al-Farrob, também fugindo do lugar comum da temática nordestina.

“A foto sintetiza o universo de Ramalho, que também é conhecida em Portugal”, afirma o autor paraibano, que escolheu a imagem "além-Tejo" por dar margem a várias interpretações. “Uma terra árida, sem nuvens no céu, mas que existe vida. Na minha cabeça, as duas árvores são as velhas.”

O e-book Homens Nordestinos em Cena pode ser adquirido através do site da editora (www.marcadefantasia.com).

Imagem

Jornal da Paraíba

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