CULTURA
Para várias ocasiões: bolsas pequenas voltam à moda
Ela aparece não só em looks para festas formais como também em visuais mais arrumadinhos para o dia e para a noite, em vários tipos de materiais, cores e apliques.
Publicado em 28/03/2009 às 8:00
Agda Aquino, especial para o Paraíba 1
Depois de muitas temporadas de bolsas grandes, elas agora diminuíram de tamanho. Foi isso que vimos nos desfiles de moda do começo desse ano, que antecipam as tendências para a próxima estação (a exemplo do Rio Fashion e o do São Paulo Fashion Week).
As bolsas grandes e volumosas estão perdendo espaço. Ainda existem bolsas grandes e médias, que tanto agradam a mulher brasileira, mas os tamanhos menores aparecem em várias coleções. Um exemplo é a bolsa tipo clutch, aquela pequenininha sem alça de levar na mão. Ela aparece não só em looks para festas formais como também em visuais mais arrumadinhos para o dia e para a noite, em vários tipos de materiais, cores e apliques.
Para combinar, leve em consideração o visual completo, das suas roupas e do ambiente para o qual você está se arrumando. Mas vale lembrar que faz muito tempo que combinar bolsa com sapato e cinto ficou fora de moda. O ideal é ter harmonia no look e tentar combinar as cores e tecidos entre si. Tom sobre tom é clássico, elegante e nunca sai de moda. Misturar materiais também está com tudo. Só não vale se encher de muita coisa se sua bolsa for muito chamativa. Se esse for o caso, prefira roupas menos estonteantes e acessórios mais discretos.
As bolsas vão aparecer em diversos tipos de material, como couro, tecidos nobres como a seda e até mesmo palha. Franjas, pingentes ou amarrações também estão presentes nas bolsas como tipo de detalhe ou fechamento. Prateado, dourado e preto são cores muito marcantes do inverno, além dos brilhos para as bolsas de festa. Mas a influência dos anos 1980 faz surgir também bolsas em cores fortes, como verde, azul, laranja, amarelo e até neon. Essas são pra quem tem personalidade mais forte e sabe equilibrar o figurino com a bolsa em uma cor dessas.
A volta das bolsas pequenas é uma novidade que pode não agradar muito as mulheres que gostam de carregar muita coisa, mas pense pelo lado positivo, vai fazer menos peso na coluna. Mas lembre-se que muito mais do que comprar uma bolsa igual àquela da novela ou da revista, deve ser levado em consideração principalmente o seu estilo. Se você é mais casual, não vale a pena investir numa bolsa muito sofisticada, vai ficar destoante, e vice-versa. Outro detalhe importantíssimo é prestar atenção no seu corpo. As baixinhas devem evitar as bolsas muito grandes com alças muito compridas, o mesmo vale para as que estão acima do peso.
Comentários