CULTURA
Paraíba tem dívida com Sivuca: construir o memorial do artista
Projeto não é novo: passou pelo Ministério da Cultura no governo Lula. Acervo com centenas de itens está com a viúva do músico, Glória Gadelha.
Publicado em 26/05/2016 às 15:05
Se estivesse vivo, Sivuca faria aniversário neste 26 de maio. Em dezembro, fará uma década da sua morte. Datas a lembrar que a Paraíba tem uma dívida com o grande músico: a construção do Memorial Sivuca.
A crise brasileira pode tornar inoportuno o debate, mas o projeto não é novo. Passou pelo Ministério da Cultura quando o presidente era Lula. Passou pelo governo do estado quando o governador era José Maranhão, e o vice, Luciano Cartaxo. Mais tarde, chegou à UFPB.
O acervo está com a viúva de Sivuca, Glorinha Gadelha, no apartamento onde entrevistei o músico poucos dias antes da sua morte. É precioso. São instrumentos, discos, roupas, objetos pessoais, fotos, vídeos, partituras, correspondência - centenas de itens que, reunidos num espaço adequado, comporiam significativo retrato de um artista que projetou internacionalmente a Paraíba e o Brasil.
As datas avivam nossa memória. E sugerem a pergunta: quando, onde e por quem será, afinal, construído o Memorial Sivuca?
Comentários