CULTURA
Paraibana Cátia de França faz série de shows em São Paulo
Apresentação é um encontro musical entre as cantoras e compositoras Cátia de França, Déa Trancoso e Consuelo de Paula; turnê começa neste fim de semana em Campinas, Bauru e na capital São Paulo.
Publicado em 01/04/2022 às 7:20
A cantora e compositora paraibana, Cátia de França, aos 75 anos, segue fazendo sucesso com uma voz que entrega a regionalidade e as raízes que sempre demonstrou nos palcos e ao longo da carreira. Neste fim de semana, ela se apresenta com o projeto “Mamelucas” em Campinas e Bauru, no interior de São Paulo, além da capital paulista. A apresentação é um encontro musical entre Cátia e as cantoras Déa Trancoso e Consuelo de Paula.
Idealizado especialmente para a Mostra Elas Em Cena (2018), as três compositoras revelam as suas sinergias, organicidades e cumplicidades, envoltas em muitas texturas cheias de profundos diálogos e espiritualidades. O público está convidado a abraçar as composições poéticas, os sentires e os saberes da gênese cultural brasileira. O show em formato íntimo acontece com apenas as três artistas no palco.
A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira (1º), no Sesc Campinas, no interior de São Paulo. O show começa às 20h e os ingressos estão disponíveis no site. No sábado (2), elas se encontram com o público em Bauru, também no Sesc. Sobem ao palco às 19h30. Ingressos online disponíveis no site. A última parada das Mamelucas na temporada pelas cidades de São Paulo será na Casa Natura Musical, no domingo (3), a partir das 20h. Ingressos à venda.
Apesar de não precisar de apresentações, Cátia, Déa Trancoso e Consuelo de Paula carregam na voz e nas canções, a poesia das raízes das regiões que pertencem e vivenciam. Todas com uma trajetória de reconhecimento na Música Popular Brasileira.
Cátia de França
Cátia de França é cantora, compositora, instrumentista e escritora. Gravou seu primeiro disco em 1979 com produção de Zé Ramalho, intitulado 20 palavras ao redor do sol, que se tornou um clássico da música brasileira. No auge da carreira, Cátia teve suas canções gravadas por Elba Ramalho e travou parcerias com nomes como Clementina de Jesus e Jackson do Pandeiro. Em 2015, contemplada pelo Natura Musical gravou seu sétimo disco Hóspede da Natureza, com o qual voltou aos palcos pelos quais circula intensamente nos últimos anos.
Déa Trancoso
Déa Trancoso cantora, compositora, escritora e atriz. Em 2001, fundou o selo Tum Tum Tum Discos, responsável por sua discografia que conta com os álbuns: "O violeiro e a cantora", "Tum Tum Tum", "Serendipity" e "Flor do Jequi" (com Paulo Bellinati). Em 2008, fez sua segunda turnê: Itália, França e Portugal. Em 2009, viajou por São Luís,
Curitiba, Belém, Florianópolis, Joinville e Natal pelo CCBB com o projeto CCBB Itinerante cantando e ministrando sua oficina “A Lembrança de Si Mesmo”. Encerrou a turnê pelo projeto ao abrir o show de Egberto Gismonti em Natal.
Consuelo de Paula
Consuelo de Paula é uma artista que possui, de fato, uma obra auto-referente na forma e no conteúdo. Possui forte presença de palco e carisma, revelando-se primorosa intérprete de sua própria obra e de outros autores. Sua expressão artística é marcada por profunda coerência, sensibilidade e dedicação aos elementos da cultura musical
brasileira, com tudo o que ela tem de particular e de universal, de modo a sempre nos colocar diante de algo novo, inusitado e sempre a nos mostrar onde mora o Brasil.
Comentários