CULTURA
Paraibana faz documentário sobre HQ 'Maria' de Henrique Magalhães
Karla Karini se inspirou nas páginas de Henrique Magalhães para criar o seu documentário.
Publicado em 04/02/2018 às 8:00
Até quando um homem consegue entender a profundidade do universo feminino? Essa pergunta inspirou a jovem pessoense Karla Karini a perguntar para diversas mulheres o que elas achavam da protagonista do quadrinho Maria, de Henrique Magalhães. Intitulado 'Maria por Marias', "o filme trata de como as mulheres enxergam essa personagem e de como elas se enxergam a partir do discurso que Maria propõem", explicou a autora. O documentário será apresentado na 6ª Semana Nacional do Quadrinho, neste domingo (4), às 14h, na Estação Cabo Branco.
O quadrinho, que possui mais de 40 anos de história, aborda temas que continuam completamente atuais. "O contato que tive com Maria causou em mim uma admiração incrível e podia perceber a mesma coisa das pessoas que falavam dela ao meu redor", contou Karla. O que mais intrigou a produtora foi que a personagem do sexo feminino foi construída por um homem. Ela decidiu investigar se a personagem realmente representava de fato as mulheres.
O documentário, que foi desenvolvido para ser o Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação em Mídias Digitais de Karla, traz depoimentos com gravação em estúdio e em ambiente externo. "A produção do filme foi bastante frenética pra mim", lembrou Karla que buscou desenvolver todo o trabalho sozinha, mas que recebeu ajuda de colegas de classe.
Reconhecimento de Henrique Magalhães
"Estava com muito medo da reação das pessoas ao assistirem. Principalmente o Henrique, o autor. Não sabia o que ele acharia da minha ideia", afirmou. Quando a autora do documentário foi gravar com Henrique Magalhães, ela mostrou todo um apanhado das imagens que já tinha feito das mulheres falando sobre Maria. Henrique, que também é pessoense, se emocionou quando viu as imagens. "Acho que foi a melhor coisa que podia ter visto naquele momento. Era como se eu estivesse indo no caminho certo", frisou Karla.
Quando o material ficou pronto, Karla ficou bastante satisfeita com a finalização do documentário. "Os resultados foram ótimos. Muito elogiado pelos professores, pelo Henrique, pelos participantes e pela platéia. Agora quero ver do público no geral", disse Karla com honra nos olhas de ter sido convidada para expor seu trabalho na Semana Nacional de Quadrinhos.
Serviço
6ª Semana Nacional de Quadrinhos
Atrações: exposição, palestra, oficina e exibição de vídeos
Período: 30 de janeiro até 4 de fevereiro
Local: Estação Cabo Branco
Entrada gratuita
Comentários