icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Paraibano garante lugar entre 100 melhores HQs da história

Relação das melhores histórias em quadrinho foi publicada de um site americano, a partir de uma votação com os leitores.

Publicado em 31/12/2009 às 10:05

Renato Félix
Do Jornal da Paraíba

O desenhista paraibano Mike Deodato Jr. conseguiu um lugar na lista das 100 melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos, uma relação do site Comic Book Resources, a partir de uma votação com os leitores do site.

Sendo assim, uma votação pela internet com leitores americanos, não é de estranhar que a relação seja dominada por HQs de super-heróis. De fato, o gênero ocupa os sete primeiros lugares. Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons (na verdade, uma subversão do estilo), foi a mais votada, seguida por A Saga da Fênix Negra, com os X-Men, de Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin. A dupla Fank Miller-David Mazzucchelli ficou em terceiro e quarto, com A Queda de Murdock, história do Demolidor, e Batman - Ano Um.

Mais Frank Miller, desta vez solo: Batman, o Cavaleiro das Trevas ficou em quinto. O sexto foi Grandes Astros - Superman, de Grant Morrissey e Frank Quitely. E Crise nas Infinitas Terras, de Marv Wolfman e George Perez (principalmente), ficou em sétimo.
A oitava HQ da lista - primeira sem super-heróis - é Estação das Brumas, da série Sandman, de Neil Gaiman e vários outros autores no desenho e no texto. Reino do Amanhã, de Mark Waid e Alex Ross, e Maus, de Art Spielgelman, completam as 10 primeiras.

Se qualquer lista é discutível, uma feita através de votação na internet é mais ainda. Não dá para levar muito a sério Guerra Civil em 18º lugar, Guerras Secretas em 39º e a inacreditável Crise Final em 50º. O escocês Grant Morrison foi o autor com mais HQs na lista: incríveis 11 histórias. Alan Moore é o segundo, com oito. Nada de tiras como Mafalda ou Peanuts. De infantil, A Saga do Tio Patinhas, de Don Rosa, arrancou um 97º lugar.

O primeiro brasileiro na lista é Roger Cruz, um dos desenhistas da saga A Era do Apocalipse, mais uma das várias histórias dos X-Men, em 12º lugar. Depois, Ivan Reis, como o principal ilustrador de A Guerra dos Anéis, saga do Lanterna Verde que ficou em 16º. Mike Deodato emplacou o 81º desenhando as sagas Fé em Monstros e Anjos Enjaulados, da série Thunderbolts, escritas por Warren Ellis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp