icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Paraibano lança livro com pesquisa inédita sobre igrejas cristãs no Brasil

Obra é resultado de cinco anos de pesquisa com cerca de 1500 igrejas. 

Publicado em 17/09/2017 às 11:30

Após o sucesso de “Gloriosas Ruínas”, no ano passado, livro que ficou entre os sete mais vendidos do país, segundo a publicação da revista Veja, o presidente da Fundação Cidade Viva, Sérgio Queiroz, lança a obra “Igrejas que transformam o Brasil – sinais de um movimento revolucionário e inspirador”, em co-autoria com Ed Stetzer, um dos missiólogos norte-americanos mais respeitados da contemporaneidade.

O novo livro do paraibano Sérgio Queiroz detalha uma pesquisa ainda inédita no Brasil sobre quais são as igrejas cristãs que estão fazendo a diferença no país. A obra é fruto de uma cuidadosa compilação do trabalho realizado durante cinco anos por dezenas de pessoas e revisado por uma equipe de pesquisa, abrangendo inicialmente cerca de 1.500 igrejas de diferentes tamanhos e denominações cristãs do país, mas que centrou o estudo em 50 delas. O trabalho oferece uma contribuição decisiva e histórica para avaliar o crescimento qualitativo e expressivo do movimento evangélico no Brasil.

O livro “Igrejas que transformam o Brasil” teve pré-lançamento no Centro de Convenções Cidade Viva, em João Pessoa, no final do mês de agosto, cidade natal do autor. A Editora Mundo Cristão prepara até o mês de outubro diversos lançamentos em outras capitais e cidades do país, quando a obra vai estar disponibilizada em todas as livrarias do país. Contudo, o livro já está disponível nas livrarias de João Pessoa como a Leitura, a Saraiva e na Sementes, que fica no Centro de Convenções da Cidade Viva, mas também pode ser encontrado na internet das livrarias amazon.com.br e da saraiva.com.br.

Sobre a obra

Sérgio Queiroz conta que “Igrejas que transformam o Brasil” é fruto de uma longa pesquisa e de um recorte ainda inédito no Brasil, pois pesquisou centenas de comunidades cristãs para buscar os sinais de saúde em um tempo complexo e que no qual a igreja não parece fazer tanta diferença no cenário de transformação do Brasil.

O livro, segundo ele, aborda tanto igrejas pequenas como grandes e o que elas estão fazendo para mudar os seus contextos. A pesquisa com 50 delas quis saber especificamente: quais são os princípios de igrejas transformacionais? Se essas comunidades existem? E se são relevantes no meio desse caos que vivemos? Outra busca foi saber ainda se podemos continuar crendo se essas igrejas funcionam como agente de transformação em seus contextos? E os resultados da pesquisa mostram que sim”, resume Sérgio Queiroz.

Mensagem do livro

Segundo o autor, o livro busca revalar sinais para além das aparências das igrejas e funciona como “um antídoto contra os modismos teológicos que enfatizam tão somente o crescimento numérico de membros sem oferecer o evangelho que transforma indivíduos e sua comunidade. As igrejas que transformam o Brasil trazem alguns sinais: culturalmente sensíveis enquanto se mantêm biblicamente saudáveis, que tem pouca distância do poder entre lideranças e os demais membros, valoriza o sacerdócio de cada cristão, não tem receio de enfrentar desafios e são igrejas que entendem a importância dos relacionamentos intencionais como veículo de desenvolvimento pessoal e da comunidade; que investem em relacionamentos, que têm profunda dependência em oração, buscam envolvimento com a obra missionária (localmente e globalmente); analisam o cenário pela ótica do serviço, do amor, da sensibilidade às questões culturais, enfim, são igrejas que não abraçam o erro da cultura que elas estão inseridas, mas que entendem a diversidade cultural como sinal do Reino”.

Sobre o autor

Sérgio Queiroz é procurador da Fazenda Nacional em João Pessoa, presidente da Fundação Cidade Viva e Diretor-Geral da Faculdade Internacional Cidade Viva. Autor de “Gloriosas Ruínas” e, agora, “Igrejas que Transformam o Brasil”, publicadas pela Mundo Cristão. Em sua formação, Sérgio Queiroz tem bacharelado em Teologia (FTSA), Engenharia Civil e Direito pela UFPB. É mestre em Filosofia pela mesma Universidade e de Teologia (Betel Brasileiro), doutor em Ministério pela Trinity Evangelical Divinity School em Chicago (EUA), além de graduado Internacional pelo Instituto Haggai em Cingapura. É casado com Samara Queiroz e pai de Sérgio Augusto, Esther e Débora.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp