CULTURA
Paraibanos da Escola Bolshoi de Ballet se apresentam pela primeira vez na PB
Dos 10 paraibanos, alunos da Escola, seis estarão se formando no próximo ano. Apresentação acontecerá no Teatro Santa Roza nesta sexta-feira (1) e sábado (2).
Publicado em 30/09/2010 às 15:56
Da Redação
Com Secom-PB
Os alunos paraibanos que integram a Escola Bolshoi de Ballet no Brasil, com sede em Joinville, Santa Catarina, fazem sua primeira apresentação no Estado da Paraíba nesta sexta-feira (1) e no sábado (2), no Teatro Santa Roza. Essa apresentação acontecerá junto com a Companhia Jovem Bolshoi, que está fazendo uma turnê pelo Nordeste intitulada "Gala Bolshoi", sob o patrocínio da empresa Cielo.
Confira mais atrações na nossa Agenda Cultural.
A Companhia Jovem Bolshoi é composta por 13 bailarinos, todos formados pela Escola Bolshoi. Eles estão na Escola desde fevereiro de 2004, após passarem por criteriosa seleção realizada nas redes públicas da Paraíba. O curso tem a duração de oito anos e os alunos recebem uma formação técnica de nível médio. A Escola oferece os cursos "Técnico de Nível Médio – Dança Clássica" e "Curso Técnico de Nível Médio – Dança Contemporânea". Dos 10 integrantes paraibanos, seis alunos estarão se formando no próximo ano.
De acordo com a “mãe social” dos alunos, Niedja Amorim, os paraibanos já se apresentaram nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, e em diversas cidades catarinenses. “Temos 10 alunos, dos quais cinco são mantidos pelo Governo do Estado da Paraíba e cinco pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através de convênio firmado entre estes órgãos e a Escola Bolshoi”, explica Niedja.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial da Rússia no mundo. É uma instituição sem fins lucrativos mantida pelos seus incentivadores e pelos "Amigos do Bolshoi”, pessoas físicas e jurídicas que valorizam e contribuem com o aprendizado dos jovens talentos.
SERVIÇO
Espetáculo Gala Bolshoi
Data: 1º e 2 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Santa Roza
Valor ingresso: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada)
Visita
Nesta quinta-feira (30) o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, recebeu a visita do diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian. O encontro aconteceu no gabinete do Centro Administrativo do Município (CAM), em Água Fria, e contou com a presença da Secretária de Educação e Cultura da Capital, Ariane Sá.
“Esses jovens estão tendo uma oportunidade de aprimorar seus próprios talentos e, quem sabe, serem, no futuro, grande nomes da dança dentro e fora do Brasil”, destacou o prefeito Luciano Agra.
Pavel Kazarian falou da metodologia de trabalho utilizada pela Escola no Brasil e do interesse que a instituição tem em continuar descobrindo novos talentos entre as crianças e adolescentes de várias partes do país. “Entre os paraibanos, temos alunos muito talentosos e que, certamente, vão poder dançar em qualquer outro lugar do mundo ou mesmo serem professores na própria Bolshoi”, disse ele, completando que a Escola fornece aulas de balé clássico, mas também dança contemporânea e popular.
Comentários