CULTURA
Paraibanos no Femusc
Festival é considerado um congresso onde estudantes de música participam de atividades diversas, 13 músicos paraibanos participam do evento.
Publicado em 24/01/2012 às 6:30
Começou no último domingo e vai até o dia 4 de fevereiro, na cidade de Jaraguá do Sul, o 7º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina.
"É um verdadeiro congresso musical", garante o violinista paraibano Rodrigo de Almeida Eloy Lôbo, músico da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Segundo Eloy, foram selecionados junto com ele 12 músicos oriundos do Estado para somar aos demais estudantes de Música do Brasil e dos 28 países representados.
Durante o festival, o alunado terá uma extensa carga de aulas para aprimoramento no seu instrumento e uma agenda de 200 apresentações em teatros, empresas, instituições sociais, igrejas e até em um presídio, chegando a 12 horas de atividades diárias.
Rodrigo Eloy lembra que o novo regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, o gaúcho Alex Klein, é também o diretor artístico da Femusc.
O violinista já teve a experiência de ser conduzido por Klein. "Ele tem uma grande experiência e vem para melhorar a orquestra em 100%", afirma.
Participam da Femusc nomes como os maestros João Carlos Martins e Marlos Nobre, o violinista italiano Simon Bernardini e o maestro cubano Andrés Cárdenes.
Comentários