CULTURA
Pastoril Profano vai às praias cariocas
Novo espetáculo da Companhia Paraibana de Comédia aborda a temporada de verão. Trupe comandada por Biuzinha estréia nesta quinta-feira (8).
Publicado em 08/01/2009 às 9:33
Do Jornal da Paraíba
Como acontece em todo começo de ano, a Companhia Paraibana de Comédia bota na praça um espetáculo novo. É a chamada “Temporada de Verão do Pastoril Profano”. Há 17 anos na estrada, o grupo é que mais atrai público na Paraíba. Mesmo janeiro sendo um mês tímido para as produções teatrais, a trupe comandada por Biuzinha faz apresentações com casa cheia. Estréia nesta quinta-feira (8) ‘Pastoril Profano – Um Verão Carioca’. O texto é uma criação coletiva do grupo e a direção de Edílson Alves.
A peça está em cartaz de quinta a domingo, sempre às 20h, no Teatro Santa Roza. Sabe aquele pessoal do Nordeste que vai para o Rio de Janeiro, passa pouco tempo e já volta com sotaque “carioquês”?
A peça vai satirizar com esse tipo de pessoa. Tudo começa quando Verinha, Irmã Luzinete, Mudinha, Maria do Bú, Biuzinha, e o velho Dengoso decidem passar o verão na cidade maravilhosa. Resolvem levar consigo tia Creuza. O motivo? Ela é a única que pode ensinar os demais a falar carioca, pois, já foi ao Rio de Janeiro, quando moça.
Sem dinheiro para ir de avião, o jeito é enfrentar as horas e horas de ônibus. Chegam ao Rio e vão para onde? Copacabana, claro! De lá a turma parte para conhecer a cidade e se depara com arrastões, balas perdidas, baile funk , visita a favela, etc.
De acordo com Edílson Alves, o espetáculo propriamente dito é dividido em dois atos, o primeiro é onde acontece a ida das pastoras ao Rio de Janeiro onde os apuros são explorados, no segundo ato é onde o pastoril profano aparece para o povo, o folguedo dá a sua cara, se mostra para o resgate da cultura popular nordestina.
Comentários